Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Cidades
20/11/2014 17:00:00
De Brasília, Yuri e Cleber saem com a expectativa de iniciar criação de peixes em fevereiro
Conforme o prefeito, a reunião foi muito produtiva, pois o secretário abriu um canal direto para acelerarmos os projetos.

Assessoria/AB

Imprimir
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), o prefeito de Sonora, Yuri Valeis (PR), acompanhado do presidente e do vice da Cooperpeixes (Cooperativa de Criadores de Peixes de Sonora), Cleber Lopes da Silva e Fábio Sarmento, respectivamente, participaram de reunião no Ministério de Pesca, em Brasília (DF), com objetivo de dar agilidade aos 36 projetos de tanques rede para o rio Correntes.

Acompanhado do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), o trio se reuniu com Otacílio de Lima Araújo, secretário executivo do ministro Eduardo Benedito Lopes. Conforme o prefeito, a reunião foi muito produtiva, pois o secretário abriu um canal direto para acelerarmos os projetos.

"Deixamos a capital federal com a certeza de que estamos no caminho certo para gerar emprego e renda para nossa gente", enfatizou o prefeito, que parabenizou os cooperados por terem iniciado esse projeto há pelo menos 5 anos e mesmo sem ajuda do poder público na época continuaram focados na busca por dias melhores para Sonora.

De acordo com o presidente da Cooperpeixes, a expectativa é que até fevereiro de 2015 o primeiro projeto, de Isabel Semiguem da Silva, seja liberado para atividade. "Os outros 35 projetos devem iniciar até o final do segundo semestre", explicou Cleber, que também deixou Brasília com uma ótima impressão, afirmando que sem a ajuda do prefeito e do deputado jamais os cooperados teriam acesso ao Ministério da Pesca.

A Cooperpeixes pretende implantar 1800 tanques redes, produzindo mais de 1,6 milhão de peixe ao ano. Os projetos são para criação de pacu e pintado, cuja engorda leva entre oito meses e um ano. A intenção é beneficiar o pescado em Sonora, para tanto os cooperados contam com apoio da prefeitura na construção de um frigorífico, assim como nas fábricas de gelo e ração.

Desta forma, a cooperativa terá condições de atender o mercado da região norte de MS e região sul de MT, inicialmente. A expectativa é que a piscicultura gere entre 300 e 350 empregos em Sonora. O prefeito lembrou do papel importante exercido pelos sete vereadores que integram sua base aliada, que já se anteciparam e fizeram várias indicações para ajudar a cooperativa.

Conforme Yuri, Mandetta se comprometeu em viabilizar emendas para a construção da infraestrutura necessária para beneficiar o pescado, tanto para construção do frigorífico como para as fábricas de ração. Para o deputado, todo esse esforço é uma forma de retribuir o apoio recebido da população de Sonora, que fez dele o deputado federal mais votado no município.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias