Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Cidades
21/11/2014 09:10:00
Lideranças pedem ajuda para evitar fechamento de cartório eleitoral
De acordo com o documento, devem ser extintos os cartórios dos municípios com menos de 10 mil habitantes.

assessoria

Imprimir
Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Gomes, Vanderley Mota, acompanhado do deputado Paulo Corrêa e vereadores do município se reuniu nesta quinta-feira (20) com o Desembargador João Maria Lós e solicitou ajuda para evitar o fechamento do cartório eleitoral da cidade.

O fechamento do cartório de Pedro Gomes e de outros municípios do Brasil foi determinado pela resolução Nº 23.422 do Tribunal Superior Eleitoral, que estabeleceu normas para criação e instalação de zonas eleitorais no País.

De acordo com o documento, devem ser extintos os cartórios dos municípios com menos de 10 mil habitantes. É o caso do Pedro Gomes, que tem uma população de 6.201 pessoas. No entanto, a medida prejudica o município, uma vez que, com a mudança, para ter acesso aos serviços, os moradores terão que se dirigir até outros municípios. Os mais prejudicados são os moradores da zona rural, que em alguns casos, terão que percorrer mais de 300 quilômetros.

Durante a reunião, o Desembargador João Maria Lós orientou o prefeito e os vereadores a recolherem documentos que comprovem os prejuízos causados pelo fechamento do cartório e, posteriormente, apresentar a documentação ao TSE.

Somente em Mato Grosso do Sul, além de Pedro Gomes, também devem ter cartórios fechados os municípios de Bandeirantes, Porto Murtinho, Anaurilândia e Inocência.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias