Quinta-Feira, 2 de Maio de 2024
Cidades
04/06/2015 12:01:00
Participantes de desfile dão aula sobre energia para multidão em Sonora
A apresentação na avenida é resultado do que foi ensinado em sala de aula, pois os professores trabalharam o tema com os alunos.

Da assessoria/SF

Imprimir

Embalados pelo Parabéns, a Fanfarra Municipal de Sonora abriu o Desfile Cívico, as 15 horas desta quarta-feira (03), para milhares de pessoas que esperavam as margens da avenida do Povo, em comemoração os 27 anos do município.

Ao chegarem à frente do palanque, onde estava o prefeito Yuri Valeis, gerentes municipais, vereadores e convidados, os integrantes da Fanfarra emocionaram a todos com a música A Chalana, de Almir Sater.

A partir daí, os integrantes recuaram e deram o tom do desfile para que 27 pelotões passassem. Os primeiros foram funcionários das cinco gerências da prefeitura. Ainda no início o Centro de Educação Infantil Paulo Henrique Zanin deu um show, trazendo para a avenida o tema “Luz Solar”.

A mensagem principal era de que todas as formas de vida no planeta necessitam, direta ou indiretamente, dos efeitos da luz solar. Divididos em vários pelotões, as crianças trataram o tema de diversas formas, fechando a participação com dicas para os cuidados para proteção da pele.

Em seguia a avenida foi preenchida pelos alunos da Escola Municipal Irma Araldi Kohl, da zona rural, que deram continuidade ao tema. Entretanto, os participantes enfatizaram a importância da energia sustentável.

Já os integrantes do Projeto Giuseppe Gutilla presentearam os presentes no palanque com girassóis. A Escola Municipal Luigi Gazzolo também inovou, formando um continente com placas em frente ao palanque, arrancando aplausos dos espectadores.

Se era para falar de energia, a Escola Municipal José Guilherme Farinon abordou a energia eólica, mostrando as vantagens e desvantagens da mesma. Em seguida a Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra levou para a avenida a energia limpa, especificamente a partir do bagaço da cana.

O sol voltou para avenida com a Escola Municipal Francesco Batista Giobbi, que deu continuidade ao tema, seguida pelos alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) e do Bom de Bola, Bom na Escola.

O desfile foi encerrado pelos Centros Municipais de Educação Infantil Luciano Samúrio e Lorenzo Giobbi. A primeira apresentou as tecnologias, com o Ciborque, o organismo cibernético parecido com o do ser humano. E a segunda lotou a avenida de vagalumes, que chegaram a “voar” para as mãos das autoridades do palanque.

Ainda passaram pela avenida os integrantes do PEC (Programa Esportivo e Cultural), dos Clubes de Desbravadores Anjos do Lago e Arautos do Pantanal, jovens da Igreja Pedra Viva, Biblioteca do Sesi (Serviço Social da Indústria), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Ao final do desfile, o prefeito parabenizou a gerência de Educação pela organização, assim como os participantes. "Todos os pelotões deram um show na avenida. A cada ano que passa me surpreendo com a criatividade apresentada no desfile", frisou Yuri.

Segundo a gerente de Educação, Sonia Stucki Alves, o que foi apresentado na avenida é resultado de muito trabalho em sala de aula. "Os professores trabalharam o tema com os alunos, orientados pelas direções, para que pudéssemos chegar a esse resultado espetacular", definiu, emocionada, a gerente.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias