Domingo, 28 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
14/07/2020 08:48:00
Em “dia normal”, taxa de isolamento cai e derruba Coxim drasticamente no ranking de MS
Coxim estava na bandeira amarela, próximo da verde, e voltou para a laranja, perto da vermelha

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza

Com o término do lockdown, às 5 horas desta segunda-feira (13), Coxim voltou a viver um “dia normal”. Comércio aberto, filas nas lotéricas, nos bancos e muitos moradores circulando pelas ruas. Alguns por necessidade, outros nem tanto.

O resultado não poderia ser diferente: queda drástica de Coxim no ranking de isolamento de Mato Grosso do Sul. Segundo o boletim do Estado, o índice de isolamento da principal cidade da região norte foi de apenas 39,8%, colocando Coxim na bandeira laranja, que antecede a vermelha.

No primeiro final de semana de lockdown, o município chegou a ter a 8ª melhor taxa de isolamento, no sábado (11), com 50,9% das pessoas em casa, evitando a circulação. Atualmente, Coxim ocupa o 43º lugar, ou seja, caiu 35 posições e ficou muito longe do isolamento ideal, que é de 70%, conforme as autoridades sanitárias.

Foto: PC de Souza

O lockdown na cidade decretado como medida de combate ao Coronavírus (Covid-19) dura 55 horas, começa às 22 horas de sexta-feira e termina às 5 horas de segunda-feira, por tempo indeterminado. Nesse período só o comércio essencial pode abrir, lanchonetes e restaurantes estão autorizados a fazer entregas. Nas barreiras sanitárias visitantes são proibidos de entrar na cidade, a não ser que comprovem necessidade.

Coxim tem 65 casos confirmados da doença, sendo que 15 são considerados curados. O número de suspeitos cresceu bastante nos últimos dias, 83 pessoas aguardam resultados de exames. Os óbitos são dois, homens de 67 e 58 anos, ambos com comorbidades.

Região norte

Apesar da queda brusca de Coxim no ranking, o pior isolamento social da segunda-feira (13) foi em Sonora. O município localizado no extremo norte teve o terceiro pior isolamento de Mato Grosso do Sul, com apenas 31,2% das pessoas em casa. Já Figueirão teve o melhor índice da região, com 43,6% de isolamento.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias