Da assessoria/SF
ImprimirO Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, em Coxim, recebeu na semana passada uma equipe do Hospital Sírio Libanês. A comitiva está avaliando a unidade para participar de um projeto de reestruturação e fortalecimento de hospitais públicos, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Segundo o diretor-geral do HR de Coxim, Devanir Rodrigues Pereira Junior, a iniciativa busca melhorar a qualidade, a eficiência e a segurança dos serviços oferecidos aos pacientes. Já a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Rucaglia Rizzo, explica que para tanto é necessário aprimorar a gestão, os processos assistenciais e a implementação de boas práticas, o que já vem acontecendo no HR de Coxim.
O projeto apoia a gestão e a qualidade do cuidado assistencial conforme perfil epidemiológico dos hospitais, avaliando as situações rotineiramente encontradas, como tipos de doenças mais atendidas, fatores de risco predominantes, tendências epidemiológicas e populações atendidas”, explica Carolinne Abrahão, uma das coordenadoras do projeto pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Esse trabalho permite, por exemplo, identificar problemas em unidades de pronto-atendimento e traçar estratégias de intervenção, controle e respostas por parte de profissionais e gestores, contribuindo para melhorar a qualidade do cuidado.
O projeto também promove a padronização de processos assistenciais ao implantar rotinas e protocolos médicos baseados em portarias e boas práticas. Essa reestruturação ajuda a trazer uma gestão eficiente de recursos e garantir um cuidado mais assertivo e alinhado às necessidades do paciente”, complementa Giselle Franco, coordenadora de projetos do Hospital Sírio-Libanês. Segundo ela, todo o trabalho é realizado junto às equipes multiprofissional e administrativas e as ativações são feitas nas áreas de internação, dentre outras.
Sobre o Proadi-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, e gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o programa reúne sete hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: A.C.Camargo Cancer Center, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Einstein Hospital, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do Proadi-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes.
Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do Programa destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; e, ainda, a gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.
Com informações da Textual Comunicação