Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Coxim
03/09/2015 17:33:00
Assentados recebem tratamento na OdontoSESC em Coxim

Assessoria/AB

Imprimir
O casal José Roberto e Maria Aparecida da Silva estão satisfeitos com o tratamento recebido

Os assentados do Nossa Senhora Aparecida, localizado a 30 quilômetros de Coxim, são só elogios para o tratamento odontológico recebido na Carreta do OdontoSESC. Só na manhã desta quinta-feira (3) dezenas deles foram atendidos e receberam os mais variados tratamentos.

Para o presidente do Assentamento, Aparecido Silva de Oliveira, 57 anos é uma maravilha poder ter acesso a tratamento dentário. “Estar aqui nessa carreta odontológica, através da Prefeitura de Coxim, do secretário Rogério e da Doutora Thais, estamos podendo receber esse tratamento. Lá no Assentamento são cerca de 120 famílias, mas hoje estão recebendo atendimento 34 pessoas”.

“Para mim esse tratamento é muito importante porque várias pessoas não tem como pagar um dentista particular, principalmente nós da zona rural. Agora com esse tratamento a vida fica melhor e o sorriso mais bonito e saudável”, disse Aparecido.

O casal José Roberto, 63 anos e Maria Aparecida da Silva, 52 anos também estão satisfeitos com o tratamento recebido. O marido está fazendo restaurações e irá fazer o molde para confecção de uma prótese fixa, visto que perdeu boa parte da dentição, por falta de tratamento. Já a esposa esta fazendo pequenas reparações e tratamento de canal. “Há mais de dez anos que eu não ia ao dentista e agora estamos tendo essa oportunidade. Eu mais minha esposa estamos sendo muito bem tratados. Tá sendo muito bom pra gente!”, disse José Roberto. Já Dona Maria está encantada com o tratamento e resumiu o atendimento como “nota dez”.

Por fim, Lindalva de Campos Santos, 61 anos disse que o trabalho é fundamental, já que o tratamento convencional é difícil de fazer por falta de locomoção. “A falta de transporte é a principal dificuldade, pois moro na zona rural há 30 km de Coxim. Não temos como estar vindo sempre pra cidade. Falta transporte e também temos que trabalhar, por isso vamos deixando de lado o tratamento odontológico convencional, pois tem que marcar esperar as próximas consultas e não temos como vir. Graças ao trabalho de vocês estamos podendo receber atendimento dentário, eu mesmo já tinha uns dez anos que não ia ao dentista”.

Para o Prefeito Aluizio São José esta parceria com o SESC, em trazer a carreta odontológica para Coxim foi uma forma de atender a demanda suprimida. "Temos nossas Unidades Básicas de Saúde com equipes prontas para atender a Saúde Bucal, também temos o Centro de Especialidades Odontógicas - CEO, que triplicou o atendimento nos últimos 2 anos, mas sempre tem uma demanda reprimida como no caso dos moradores da zona rural. Agora estamos podendo oferecer tratamento de qualidade e gratuito para todos os moradores de nossa Coxim".

Já para o secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto atender os moradores da Zona Rural é fechar um ciclo de planejamento que vem sendo elaborado desde a época em que assumiu a Secretaria de Saúde.

"Para mim, como dentista de formação, é uma alegria poder oferecer atendimento bucal de qualidade para toda a população. É comprovado que todos os sistemas e órgãos do corpo podem ser afetados apenas pela área oral. As cáries são um exemplo simples de como a saúde bucal pode afetar o restante do corpo. Uma cárie não tratada pode causar perda de dentes, dificuldade na mastigação, fala e comprometimento estético. Além disso, uma pessoa que não mastiga corretamente não digere e absorve os nutrientes da maneira como deveria. Também podem acontecer problemas graves, como bactérias atingirem a corrente sanguínea, causando sérias infecções. Por isso, a manutenção da saúde bucal é essencial para a saúde geral de um organismo".

Para o presidente do Assentamento, Aparecido Silva de Oliveira, 57 anos é uma maravilha poder ter acesso a tratamento dentário
Lindalva de Campos Santos, 61 anos disse que o trabalho é fundamental
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias