Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Coxim
22/05/2015 11:27:00
Com reajuste anunciado, 80% dos servidores não participam de passeata

Sheila Forato

Imprimir
Foto: EMS

Pelo menos 80% dos servidores não participaram da manifestação organizada pelo Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim), na manhã desta sexta-feira (22), na avenida Virgínia Ferreira.

Segundo o próprio Sinsmc, a prefeitura conta com 1.200 funcionários, entre efetivos e contratados. Desse total, aproximadamente 20% participaram da passeata, que seguiu até a Câmara Municipal.

A Polícia Militar deu apoio para a manifestação pacífica e calcula essa média de participantes. O esvaziamento pode ter acontecido depois que o prefeito Aluizio São José (PSB) anunciou o envio do projeto de lei complementar para a Câmara Municipal, com reajuste de 9%, índice maior do que a inflação acumulada.

Por telefone, o prefeito agradeceu a compreensão da maioria dos servidores, que entendeu as dificuldades que o município atravessa e reconhece o esforço da administração em conceder reajuste acima da inflação.

Quanto à passeata, Aluizio enfatizou que vivemos em um país democrático, “reconheço a legitimidade das lutas sindicais, que tiveram papel fundamental na construção da democracia”, emendou o prefeito.

Ele deixou claro que gostaria de conceder reajuste maior, mas sua vontade não pode prevalecer diante da crise instalada nos cofres públicos. “As dificuldades financeiras causadas por quedas na arrecadação não é um problema exclusivo de Coxim, mas, de todos os municípios brasileiros, infelizmente”, lamentou o prefeito.

Inicialmente, a proposta do Sinsmc era de 13%, contra 8% da prefeitura. As negociações avançaram e ambas as partes cederam, mas não houve consenso. O município chegou a 9%, mas o Sindicato exige 10%.

No final da manhã, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei complementar número 03/2015, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, com reajuste de 9%.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias