Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017
Coxim
28/05/2015 18:00:00
IFMS realiza minicurso sobre inserção de insetos na alimentação como fonte de proteína

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação

O professor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Ramon Santos de Minas ministrou na manhã desta quinta-feira (28), um minicurso sobre a inserção de insetos na alimentação humana como fonte alternativa de proteína.

O minicurso foi realizado das 7h30 às 11h40 no Câmpus Coxim do IFMS, localizado na rua Salime Tanure s/n, Bairro Santa Tereza. O minicurso faz parte da Semana do Meio Ambiente 2015, que tem como tema “Água: responsabilidade e sustentabilidade”.

De acordo com Santos, o minicurso foi proposto com o objetivo de desmistificar o habito, de alimentação com insetos. Sendo um sucesso imediato, parte pela curiosidade e parte pelo desejo de fazer algo diferente. Foram abertas 40 vagas a toda a comunidade e ocorreram 96 inscrições. A exigência feita foi que os menores de idade trouxessem uma autorização dos pais para poder fazer a prova dos alimentos. Os insetos foram produzidos parte pelo laboratório de biologia e parte importados de Minas Gerais, com a ajuda dos alunos de iniciação cientifica Carlos e Aline do curso Técnico em alimentos e o técnico do laboratório Luiz Henrique.

Foram preparados pelos alunos canapés de baratas, pizza de Tenebrio molitor recheadas com pupas de besouro, bolo recheado com baratas e besouros, larvas caramelizadas, patê de baratas trituradas, suco, café, biscoitos com farinha de cinéreas e pão de queijo recheado com patê de grilo, farinha de baratas e Tenebrio molitor e também uma sopa de legumes enriquecida com larvas e baratas adultas.Após a elaboração dos alimentos, foi feito um momento de degustação e os alunos simplesmente limparam as panelas e forma e comeram tudo que foi produzido.

Além deste minicurso o evento conta com uma agenda extensa que pode ser conferida atravé do site do IFMS (http://sistemas.ifms.edu.br/semanadomeioambiente/semanadomeioambiente_2015/programacao/eventos/campus/coxim).

O evento que começou na última quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (29), visa a conscientização sobre a responsabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais são os principais objetivos do projeto.

As informações sobre o evento também podem ser adquiridas através do telefone (67) 3291-9600 ou diretamente no Câmpus Coxim.

Esta é o quinto ano em que o IFMS realiza o evento, promovido sempre no final de maio e começo de junho. O período é uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Além de Coxim, a Semana será realizada nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias