Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Coxim
29/07/2015 08:18:00
Teste rápido de HIV fluído oral é realizado em custodiados do Estabelecimento Penal
Foto: PC de Souza

Na última semana, custodiados do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim foram inseridos no programa de detecção do vírus HIV por meio de testagem rápida que utiliza fluído oral. A ação contou com a parceria do Secretaria Municipal de Saúde de Coxim, por meio do SAE/Coxim através do projeto "SAE em Ação".

O Ministério da Saúde disponibilizou a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) 15 mil kits, destinados a todas as unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a meta é atingir 100% da população carcerária, com o objetivo proporcionar tratamento adequado aos que necessitarem. No entanto, o dirigente esclareceu que a participação é voluntária, devendo o interno, que se recusar a fazer, assinar um termo abdicando desse direito.

O teste por meio de fluído oral é menos invasivo, já que se coleta apenas o fluído liberado pela região entre a gengiva e os lábios, não havendo necessidade de perfuração, e por isso é de mais fácil aceitação pelas pessoas. Os casos indicados como positivos serão encaminhados para exame de sangue para o diagnóstico conclusivo, já que é imprescindível que se obedeça os procedimentos e o tempo de aplicação para que não seja gerado resultado falso-positivo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias