Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2025
Economia
06/03/2012 12:00:03
MS tem duas finalistas na disputa nacional do Prêmio Mulher de Negócios; uma é de Coxim
A empresária de Coxim, Jane Prataviera e a presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande, Alvira Appel, foram as grandes vencedoras no Estado.

Da Redação/SF

Imprimir
As empreendedoras premiadas no MS (Foto: Luiz Henrique/Sebrae)
\n Com a proposta de reconhecer e valorizar a trajetória de mulheres empreendedoras, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi entregue nesta segunda-feira (05), durante cerimônia estadual realizada em Campo Grande. A empresária de Coxim, Jane Prataviera e a presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande, Alvira Appel, foram as grandes vencedoras no Estado, nas categorias: pequenos negócios e negócios coletivos, respectivamente.

"Sempre quis mostrar minha história, pois a construí com muita dedicação", disse Jane, que é proprietária da Central do Cabeleireiro, empresa do ramo de venda de cosméticos. A ex-professora de Biologia iniciou na atividade quando auxiliava o marido no comércio de auto-peças. "Naquela época havia muita dificuldade em comprar produtos bons na área da beleza; a opção era percorrer 250 quilômetros para comprar na Capital", recorda.

Ao participar de uma feira de negócios na Bolívia conheceu um empresário do ramo de cosméticos que sugeriu a ela dividir o espaço da loja de peças automotivas do esposo para implantar o próprio empreendimento. "Depois que abri, percebi o sucesso da empresa e logo me tornei referência no fornecimento de cosméticos para salões de beleza e profissionais da cidade", diz.nbsp; A partir daí fez parcerias com as indústrias do ramo e começou a ofertar cursos gratuitos para manicures, cabeleireiros, depiladoras e esteticistas.

Estar à frente de um negócio coletivo é o desafio da empreendedora Alvira Appel há seis anos. Ela preside a feira municipal de Campo Grande, que reúne 350 empreendimentos, entre sobarias, pastelarias, casas de sucos, de doces, de frutas e verduras, lojas de artesanato, roupas, brinquedos, produtos regionais, entre outros.

"Com timidez e medo, não se avança. O que percebo durante todo este tempo de trabalho foi a transformação de pessoas que descobriram a si próprias, que enxergaram seu potencial e hoje colhem os resultados", expõe Alvira. A feira é ponto turístico da Capital sul-mato-grossense, onde a cultura nipônica e a brasileira constroem a história do local.

"Noventa por cento dos restaurantes são de empresários nipônicos, já as lojas são tocadas por brasileiros", explica. Inovar e empreender num local de tradições de famílias de pequenos agricultores foi algo conquistado com muita persistência. "Aos poucos consegui espaço para apresentar minhas ideias, busquei parcerias para levar cursos, consultorias; conseguimos ver as mudanças e a projeção da feira em nível internacional", conta.

As duas vencedoras estaduais ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão na disputa nacional da premiação, que terá revelado o resultado quando se comemora o Dia Internacional da Mulher na quinta-feira, 8 de março.

Histórias por todo MS

A premiação estadual contou com mais de 80 participantes, de 36 municípios. Para a diretora de Operações do Sebrae, Maristela França, a premiação é reflexo da descentralização do desenvolvimento no Estado e do trabalho do Sebrae em levar soluções e atendimento para todo o interior de Mato Grosso do Sul. "As mulheres que empreendem estão mais confiantes por isso estão se destacando no cenário econômico", ressalta.

Na categoria pequenos negócios, o prêmio estadual também foi entregue em segundo lugar para a empresária Solemar Silene Vidigal Guidini, da Physio Vitae, de Dourados; e em terceiro colocado para a empresária Andréa Fernanda da Costa, da Ótica Andréa Jóias e Relógios, de Coxim. \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias