Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Educação
28/01/2015 16:40:00
Governo do Estado adia início do ano letivo para 19 de fevereiro

assessoria

Imprimir
Foto: EMS/Arquivo

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), comunicou que o Governo do Estado confirmou, nesta quarta-feira (28), o adiamento do início do ano letivo para o dia 19 de fevereiro (quinta-feira).

Além disso, as férias dos professores da Rede Estadual também foram prorrogadas até o dia 11 de fevereiro (quarta-feira) e os educadores devem se apresentar nas unidades escolares a partir do dia 12 de fevereiro (quinta-feira).

Segundo a FETEMS, o adiamento das aulas proporcionará um maior período para finalizar a negociação entre a federação e o atual Governo do Estado.

Negociações

Em nota a FETEMS informou que nesse momento o foco é a negociação salarial dos professores da Rede Estadual de Ensino, a batalha é a garantia do que está na Lei n° 4.464, de 19 de dezembro de 2013, que prevê o reajuste de 25,42% e a uma política de implantação do piso por 20 horas, se existe a necessidade de adiar as aulas por esse período para finalizar as negociações, a federação entende ser melhor repor alguns dias de aula, do que meses, que é o que pode acontecer se a categoria optar por uma greve.

A deliberação de adiamento não cabe a FETEMS, é uma decisão governamental, a federação informou que entende o caso dos professores convocados, que saem prejudicados desse processo, por isso segue na luta para que mais profissionais da educação, que passaram no último concurso público, sejam chamados para atuar na Rede Estadual, além, da realização de mais concursos que permitam com que os educadores sejam efetivados e tenham seus direitos garantidos, com um salário e uma carreira mais digna.

Nesse período a FETEMS quer avançar na proposta apresentada pelo poder público estadual de 13,01% de reajuste na folha de fevereiro, retroativo a janeiro, com a criação de um grupo de estudo, com membros do movimento sindical da educação, para se debater como será implantado os 10,98% restantes, que estão garantidos na Lei n° 4.464 e o compromisso de implantar até 2018 o piso por 20 horas, como prevê a Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Por conta do adiamento das aulas as Assembleias Municipais dos 73 sindicatos filiados a FETEMS também serão adiadas, pois poderão passar mais informações importantes aos sindicatos nesse período em que a negociação prossegue. As Assembleias nos municípios serão realizadas no próximo dia 10 de fevereiro (terça-feira), às 16hs e a Assembleia Geral da Federação será no dia 12 fevereiro (quinta-feira), às 9hs, que será quando a categoria irá definir se acata ou não a proposta salarial apresentada pelo Governo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias