Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Educação
27/05/2015 13:56:00
IFMS encerra nesta 5ª feira as inscrições para cursos técnicos e de qualificação profissional

Da assessoria/LD

Imprimir

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até esta quinta-feira, 28, as inscrições para 1.130 vagas em cursos técnicos subsequentes presenciais e de qualificação profissional. A oferta é feita em dez municípios. Em Coxim, são ofertadas 80 vagas nos cursos de Piscicultor e Aquicultura.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Quem não tiver acesso à internet pode procurar os câmpus do IFMS, onde serão disponibilizados computadores.

No total, são oferecidas 400 vagas em sete opções de cursos técnicos subsequentes. Para concorrer, os candidatos devem ter o ensino médio completo.

Outras 730 vagas são em cursos de qualificação profissional, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Neste caso, é preciso ter no mínimo 14 anos e possuir a escolaridade exigida para cada curso. As demais regras estão disponíveis nos editais, publicados na Central.

Além de Coxim, as vagas são ofertadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, conforme a tabela abaixo.

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram toda a escolaridade exigida na rede pública. Também há reserva aos que comprovarem renda familiar per capita inferior a um e meio salário mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Para concorrer a essas vagas, é necessário se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa (cotas) no ato da inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 1º de junho. A divulgação dos classificados está prevista para o dia seguinte.

A previsão é que as aulas comecem a partir de 27 de julho.

Modalidades – Em um curso técnico subsequente, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica escolhida. O curso tem duração média de 18 a 24 meses. É preciso ter o ensino médio completo e, ao final do curso, possui o título de técnico.

Os cursos FIC têm carga horária mínima de 180 horas e duração de cerca de quatro meses. São destinados à elevação de escolaridade e qualificação profissional de trabalhadores.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias