Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Educação
11/08/2022 16:50:00
Vestibular UFMS: inscritos podem conferir homologação e orientações de treinamento e prova

CGNews/LD

Imprimir

Acontece no próximo domingo o primeiro vestibular em formato digital da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), os candidatos inscritos já podem conferir a homologação das inscrições e orientações para a prova que acontecerá no próximo domingo (14). O publicado no portal também informa sobre o treinamento de acesso à plataforma, disponível na sexta-feira (12) e sábado (13).

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMS, Cristiano Costa Argemon Vieira, os vestibulandos receberão um e-mail de tutorial com as inscrições para treinamento e informações sobre a prova. “Inicialmente, devem acessar este link e criar um usuário na plataforma. Uma hora antes do início do treinamento, a ‘Prova Digital de Treinamento’ estará disponível para realização. É muito importante acessá-la para se preparar com antecedência para a prova”.

O diretor da Agead (Agência de Educação Digital e a Distância), Hercules da Costa Sandim, apontou que a inovação é a nível nacional. “Fizemos pesquisas, buscamos outras instituições para entender o processo e fizemos parcerias com empresas renomadas que aplicam provas digitais, para que possamos ter um processo com extrema lisura e segurança. A expectativa é que os resultados sejam positivos no sentido das aprovações e preenchimento desses cursos, que são pilotos do programa Reuni Digital”, falou.

Serão 1,2 mil vagas para os cursos de Tecnologia da Informação, Tecnologia em Ciência dos Dados e Tecnologia em Processos Gerenciais. Ao todo, mais de 2,3 mil candidatos se inscreveram para seleção.

Treinamento e prova UFMS

Os candidatos poderão acessar no link a “Área de provas do candidato”, campo “Prova digital”, para familiarizar-se com o sistema. Na página, encontrarão as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização da prova. “O intuito é que os candidatos conheçam todas as funcionalidades da plataforma, se habituem a elas e não tenham nenhuma dificuldade no momento da realização da prova oficial”, reforçou o diretor da Agead.

A avaliação será no domingo, 14 de agosto, às 14h no horário oficial de Brasília e 13h no horário de Mato Grosso do Sul. A prova será composta por 50 questões objetivas e redação.

“Uma hora antes da prova o candidato poderá acessar o sistema. Será preciso cadastrar uma nova senha, diferente da que foi usada na inscrição. Esse cadastro é de extrema importância para que consigamos garantir a segurança do candidato no momento da realização da prova. Dessa forma, assim que o candidato acessar o sistema de provas com seu CPF, e-mail e nova senha cadastrada, já estará na plataforma, então, às 14h no horário de Brasília e 13h no horário de Mato Grosso do Sul, o sistema irá liberar as questões para a realização da prova”, explica o diretor da Agead.

Os candidatos deverão utilizar desktop ou notebook equipados obrigatoriamente com câmera digital. A câmera deverá ficar ligada durante todo o período de realização da avaliação. Durante toda a prova será exibido um cronômetro virtual do tempo e a conclusão da prova, incluindo as respostas às questões e a redação, poderá ser feita em, no mínimo, uma hora, e, no máximo, quatro horas. A partir de iniciada a prova, o candidato não poderá se ausentar do ambiente de prova digital.

A divulgação do gabarito preliminar está prevista para 15 de agosto, os recursos poderão ser enviados nos dias 16 e 17, e o gabarito definitivo está previsto para 24 de agosto. O resultado preliminar e o resultado da redação serão divulgados também no dia 24 e, após o período de recursos, previsto para 25 e 26, o resultado final deve ser divulgado em 8 de setembro, quando deve começar também a matrícula. As aulas terão início em 19 de setembro.

“Caso o candidato tenha algum problema no ato da realização do treinamento ou da prova digital, deve acessar a Central de Atendimento ao Candidato, seja pelo chat online disponível no portal www.vunesp.com.br, ou pelo telefone (11) 3874-6300”, lembrou o pró-reitor.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias