Correio do Estado/LD
ImprimirA Plataforma Google realizou o lançamento do recurso “Como Votar”, que visa contribuir com informações oficiais sobre as Eleições 2022 para a população.
A novidade é fruto de uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Google em favor da transparência e da segurança no processo eleitoral e o objetivo é levar dados confiáveis.
Ao pesquisar, por exemplo, “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, vai aparecer no topo da página explicações fornecidas pelo próprio TSE sobre os endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns.
Neste ano, a experiência ganhou mais conteúdos e links para guiar o eleitor por ações como baixar o aplicativo e-Tìtulo, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas diretamente no serviço de mensagens oficial da Corte Eleitoral.
Durante coletiva, representantes da plataforma afirmaram que a parceria com o TSE é a espinha dorsal do trabalho da empresa ao longo do período eleitoral no Brasil.
Desde 2014, o Google estabelece parcerias com a Justiça Eleitoral, visando combater de forma ostensiva o fenômeno da desinformação on-line no contexto das eleições brasileiras.
Checagem de notícias falsas
Durante a apresentação, foi evidenciado sobre a importância da parceria entre as instituições e a imprensa nesse período.
O projeto Comprova, por exemplo, é um dos parceiros do TSE e do Google, com atuação de jornalistas de 43 veículos de comunicação. Vale ressaltar que o Correio do Estado é um dos parceiros do projeto e atua na verificação de notícias.
O Comprova é apenas um dos 150 parceiros do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação e lançou o primeiro aplicativo de checagem de notícias falsas do Brasil.
O app Projeto Comprova, disponível para Android e iOS, inclui checagens feitas pelos veículos e também funciona como ferramenta para envio de conteúdo suspeito, dicas e conteúdo educativo sobre como identificar conteúdo enganoso ou falso on-line.
Propaganda política
Outra novidade anunciada é a entrada em vigor da política do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos também para anúncios de nível estadual e o programa exclusivo de capacitação sobre as eleições “Google para Eleitores”.
A partir desta quinta-feira (1), passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionam governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A política, já aplicada para anúncios do nível federal desde novembro de 2021, vai garantir que anúncios políticos de nível estadual também possam ser visualizados em breve no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.
O “Google para Eleitores” visa ajudar a buscar e identificar informação de qualidade sobre as eleições, pesquisar conteúdo de fontes confiáveis e checar a veracidade das notícias.
A iniciativa está disponível no Canal do Google Brasil no YouTube. Outras novidades
Foi lançado o painel de alerta de integridade eleitoral para o YouTube, exibido na busca ou vídeo ao pesquisar sobre eleições no Brasil e que direciona o usuário para informações oficiais do TSE.
Sobre a remoção de conteúdos na plataforma, foi informado que são retirados conteúdos que questionem a integridade de eleições e contenham informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados.
O Google lançou também o Relatório Google Trends Eleições 2022, um estudo inédito baseado em dados da ferramenta Google Trends que mostra o que os brasileiros estão pesquisando e quais são seus interesses sobre temas relevantes, como emprego, educação, saúde pública, segurança, meio ambiente, entre outros.
Um dos temas mais buscados recentemente é o simulador de votação do TSE.