Quarta-Feira, 18 de Junho de 2025
Geral
20/08/2013 09:00:00
Rodovias federais de Mato Grosso do Sul podem sem prejudicadas com greve no DNIT
A mobilização dos trabalhadores por reajuste salarial já dura mais de dois meses e impede que as empreiteiras responsáveis pela execução de obras recebam.

Midiamax/AB

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\n \n Cerca\n de 1300 km de rodovias no Mato Grosso do Sul, que tem contratos supervisionados\n pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), correm o\n risco de terem sua manutenção e restauração prejudicadas pela greve dos\n funcionários do órgão. A mobilização dos trabalhadores por reajuste salarial já\n dura mais de dois meses e impede que as empreiteiras responsáveis pela execução\n de obras recebam. \n \n A\n greve suspendeu até a última sexta-feira o setor de medições do DNIT, que é\n responsável por fiscalizar e encaminhar os pagamentos para as empresas em\n Brasília. Por uma determinação judicial o serviço voltou a atividade porém com\n atrasos dos cronogramas. \n \n No\n Estado cinco empresas são prejudicadas com a greve, e desde o dia 06 de junho\n têm bancado a execução do serviço com recursos próprios. A empreiteira TV\n Técnica Viária Construções LTDA é a que possui maior número de contratos de\n obras, com ações de restauração e recuperação em três rodovias: BR 267/MS, BR\n 163/MS e BR/419/MS. \n \n As\n outras empresas que podem paralisar suas ações a qualquer momento por conta da\n greve são a Enpa Engenharia, Consórcio Transenge/Demop, Consórcio CCM/PCO e a\n Paviservice. Elas também tem serviços de manutenção nas rodovias BR 262/MS e BR\n 158/MS. \n \n “Nossas\n reivindicações passam por melhorias aos trabalhadores que vão refletir na\n qualidade dos serviços do DNIT.Neste momento nós esperamos uma posição do\n Governo Federal para que as empreiteiras não corram o risco de paralisar suas\n atividades nas rodovias. O nosso órgão representa uma das maiores carteiras de\n investimentos do PAC”, diz o líder da greve da categoria no Estado, Washington\n Castro. \n \n O\n maior trecho que pode ser ter problemas é da BR 262/MS que liga Mato Grosso do\n Sul a São Paulo e Campo Grande a Corumbá. De responsabilidade da Paviservice, o\n DNIT tem um contrato com a empresa de 05 anos para o serviço de manutenção em\n 325 km. \n \n Procuradas\n pela reportagem a Paviservice e a TV Técnica Viária Construções LTDA,\n quenbsp;tem sede em Curitiba-PRnbsp;não manifestaram-se sobre o assunto\n através de seus representantes. Os nomes das cinco empreiteiras\n citadasnbsp;foram identificados por um relatório fornecido pela liderança da\n greve em Mato Grosso do Sul.Na superintendência regional a escala de paralisação dos trabalhadores\n foi aderida por 54 dos 60 efetivos. Nacionalmente estima-se que 90% dos dois\n mil servidores do DNIT estejam ligados ao movimento que pede equiparação\n salarial com os funcionários da Agência Nacional de Transportes Terrestres\n (ANTT). Eles cobram um aumento do quadro regular do órgão e melhores condições\n de trabalho
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