Acidentes
27/04/2012 09:00:00
RS promete viaduto para eliminar curva onde jornalistas morreram
Para eliminar a curva, há dois anos o Departamento de Estradas do RS (Daer) tem na gaveta um projeto para a construção de um viaduto no local.
Terra/PCS
\n \n O acidente de trânsito desta sexta-feira envolvendo um comboio de policiais\n e jornalistas - que levou à morte do repórter Enildo Paulo Pereira, o Paulão, e\n do cinegrafista Ezequiel Barbosa, da Rádio Bandeirantes - foi o sétimo\n registrado em 2012, embora o primeiro fatal, no trecho chamado "curva da\n morte", na RS-122, em Farroupilha (RS). Para eliminar a curva, há dois anos o\n Departamento de Estradas do RS (Daer) tem na gaveta um projeto para a\n construção de um viaduto no local.\n \n A ladeira, no km 47 da rodovia, é campeã de acidentes. Somente no ano\n passado, de acordo com o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar, foram 10\n registros com lesões, 10 com danos materiais e uma morte - também envolvendo\n caminhões. Para agravar a situação, desde novembro de 2010 os pardais da\n estrada estão desativados, devido a uma série de denúncias sobre fraude nas\n licitações envolvendo empresas de controladores eletrônicos.\n \n O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, explica\n que o governo ainda está apurando os responsáveis pelas fraudes, por isso a\n demora. "Nós passamos oito meses ajuizando responsabilidades e decidimos\n preparar licitações internacionais para os equipamentos, para não ficarmos\n reféns do monopólio nacional. Isso demora", diz Albuquerque. Para o\n secretário, nessa área, "a pressa é alma gêmea da corrupção". O\n governo espera concluir até setembro deste ano a licitação para a compra de 77\n novos pardais. Após o aval da Procuradoria Geral do Estado, o processo deve\n seguir para a Central de Compras.\n \n Viaduto para eliminar curva
\n A ideia do Daer para acabar com o trecho perigoso é construir um viaduto unindo\n os dois pontos da curva, fazendo com que o arco saia do traçado da rodovia.\n Segundo o diretor de Gestão e Projetos do departamento, Luiz Carlos Karnikowski\n de Oliveira, engenheiros do Daer estão estudando a área para avaliar se a\n topografia do local permite a instalação do viaduto. "Não sendo possível,\n teremos que duplicar a área para reduzir o impacto", explica ele. Oliveira\n afirma que a meta da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS é finalizar\n o projeto até o final do ano.
\n A ideia do Daer para acabar com o trecho perigoso é construir um viaduto unindo\n os dois pontos da curva, fazendo com que o arco saia do traçado da rodovia.\n Segundo o diretor de Gestão e Projetos do departamento, Luiz Carlos Karnikowski\n de Oliveira, engenheiros do Daer estão estudando a área para avaliar se a\n topografia do local permite a instalação do viaduto. "Não sendo possível,\n teremos que duplicar a área para reduzir o impacto", explica ele. Oliveira\n afirma que a meta da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS é finalizar\n o projeto até o final do ano.