Cidades
13/02/2014 09:00:00
Pavimentação da BR-359 esfarela 14 meses após inauguração
Só faltou a briga de foice, mas, muitas foram às discussões sobre a paternidade da obra de pavimentação da BR-359, que liga os municípios de Coxim a Alcinópolis. Tanto no lançamento, em 2008, quanto na inauguração, em 2012, não faltou político se intitulando pai da criança.
Sheila Forato
Só faltou a briga de foice, mas, muitas foram às discussões sobre a paternidade da obra de pavimentação da BR-359, principalmente do trecho que liga os municípios de Coxim a Alcinópolis. Tanto no lançamento, em 2008, quanto na inauguração, em 2012, não faltou político se intitulando pai da criança. Porém, a qualidade da obra milionária é duvidosa e desde o início vem apresentando problemas. Recentemente, o Edição de Notícias constatou que a situação entre os quilometros 134 e 136 é perigosa, pois a quantidade de buracos, na pista e no acostamento, colocam em risco a vida de quem passa pelo local. A impressão que se tem é que o asfalto, de fato, esteja esfarelando 14 meses depois da inauguração. O que chama a atenção é que dinheiro não faltou para pavimentar a rodovia, que liga Coxim ao município de Mineiros (GO). Dividida em cinco lotes, a pavimentação da BR-359 custou R$ 272 milhões aos cofres públicos. Não foram apenas os problemas estruturais que marcaram a execução da pavimentação, principalmente nos trechos da empresa CGR. A obra foi enquadrada na Fiscobras (Fiscalização Orçamentária e Financeira) do TCU (Tribunal de Contas da União) sob acusação de superfaturamento e sobrepreço. Na época, o responsável pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Yudi Komiyama, foi considerado inelegível pelo TCU.