VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
20/11/2020 13:58:44
Internações crescem 40% em 1 semana e Estado vai reativar leitos covid

CGNews/LD

Em uma semana, Mato Grosso do Sul viu crescer mais de 40% o número de internações por covid-19. Eram 211 pacientes nos hospitais na sexta-feira passada (13) e hoje são 296, média de 12 pessoas ao dia.

Com a curva novamente em elevação, o secretário de Saúde, Geraldo Resende, anunciou que serão reativados leitos que estavam sem funcionamento diante da queda verificada em outubro.

Prestes a fechar mais uma semana epidemiológica, o Estado atinge patamar de casos confirmados que desde setembro não era visto, com 3.163 infectados.

Outro dado que espanta é o crescimento acelerado de pessoas com o vírus ativo, que estão em isolamento. "Na semana passada anunciamos 3.800 casos ativos, hoje são 6.464 casos ativos", enfatizou a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone.

Atualização - O boletim epidemiológico desta sexta-feira, novamente, repete mais de 500 infectados em 24 horas: precisamente 536. A média móvel sobe para 526,3 ao dia.

Desde ontem, mais 8 mortes entram na estatística. São 4 óbitos em Campo Grande, 1 em Dourados, 1 em Paranaíba, 1 em Nova Andradina e 1 em Três Lagoas.

A média de mortes, no entanto, caiu, está em 4,3 óbitos ao dia. A taxa de contágio segue em 0.93, ainda considerada regular. A meta agora é chegar a 0.5.

Segundo o secretário Geraldo Resende, com a alta de mais de 30% nos pedidos por testes do coronavírus, o Lacen (Laboratório Central) também já voltou a capacidade total de trabalho, com plantões de 24 horas.

Mesmo assim, há quase 4 mil amostras ainda pendentes de resultados oficiais, porque as prefeituras ainda não repassaram os dados ao Ministério da Saúde.

São 126 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva em Mato Grosso do Sul, Campo Grande continua com a maior taxa de lotação de UTIs no Estado.