VERSÃO DE IMPRESSÃO
Mundo
29/04/2015 13:58:00
Desigualdade salarial entre homens e mulheres “é uma vergonha”, diz Papa Francisco

Correio do Estado/LD

A desigualdade salarial entre homens e mulheres já é assunto polêmico até no Vaticano: durante uma audiência nesta quarta-feira (29), o Papa Francisco afirmou que o fato dessa disparidade existir "é uma vergonha".

O comentário foi feito durante uma audiência geral que era parte de uma declaração ampla sobre a importância do casamento.

Segundo o serviço italiano de notícias ANSA, esta foi a observação feita pelo pontífice:

Como cristãos, nós devemos ser mais exigentes, por exemplo, apoiando o direito de igualdade salarial pela igualdade do trabalho. Por que deveríamos admitir que as mulheres ganhem menos que os homens?

Não é de se espantar que uma autoridade mundial também comente sobre esse assunto, que é um problema iminente em todos os setores e países.

Apenas no Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 aponta que as mulheres recebem 73,7% do salário dos homens.

E ao invés de diminuir, essa desigualdade apenas aumentou: em 2012, essa porcentagem era de 72,8%.

Um outro estudo da empresa global de consultoria Hay Group revela que as mulheres em cargos de diretoria ganham, em média, 34.990 reais, enquanto a remuneração para homens é de 40.862 reais.

No setor de tecnologia essa disparidade é ainda mais evidente: um levantamento feito pelo site norte-americano Glassdoor mostra que além de compor uma pequena fração do quadro de funcionários nas empresas, as mulheres chegam a ganhar 6 mil dólares menos que seus colegas homens, mesmo tendo a mesma experiência e cargo que eles.

O problema tem sido amplamente discutido por autoridades, ONGs e empresas e já virou assunto de campanhas e até pegadinhas.

Em uma ação contra a discriminação salarial promovida pela agência Agnelo Comunicação, um restaurante de São Paulo entregava aos homens um cardápio que cobrava 30% a mais pelos pratos. A pegadinha, chamada de “Unfair Menu” (Menu Injusto), surpreendeu os clientes, que reagiram com aplausos depois de descobrir do que a campanha se tratava.