VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
06/07/2025 13:16:00
PMA da Coxim apreende pescado proveniente da pesca predatória na Região dos Bispos, em Sonora

PC de Souza

Foto: Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim, deflagrou na tarde deste sábado (05), uma operação com o objetivo de coibir a prática de pesca predatória na região dos Bispos, localizada a cerca de 30 km do município de Sonora (MS).

Durante a ação, foi identificado que pescadores realizavam a captura irregular de peixes e os repassavam a um pescador profissional, de aproximadamente 60 anos, proprietário de uma pousada na região.

A operação contou com o apoio do setor de inteligência da PMA, cuja atuação tem sido fundamental para o sucesso das fiscalizações. Os agentes, muitas vezes em trajes civis, conseguem identificar com maior precisão as irregularidades cometidas por infratores.

A partir das informações coletadas, foi possível constatar o envolvimento de pescadores provenientes de Coxim, que também poderão ser responsabilizados pelos crimes ambientais constatados.

Com base nas imagens, vídeos e informações levantadas, a equipe da PMA de Coxim deslocou-se até o local conhecido como região dos bispos, onde realizaram a constatação in loco, logrando êxito em identificar o pescado capturado.

Durante a fiscalização, foram percebidos exemplares das espécies cachara e pintado com tamanhos inferiores aos permitidos por lei (78 cm e 81 cm, respectivamente), perfazendo um total 134 quilos de pescado.

Diante do exposto, o autor foi devidamente responsabilizado por conservar, capturar pescado proveniente da coleta, apanha e pesca proibida, e sem comprovação de origem, sendo-lhe arbitrado multa correspondente a R$ 5.636,00 por infringir as normas legais de proteção.

A PMA de Coxim destaca que suas áreas de atuação vêm sendo monitoradas pela Agência Local de Inteligência (ALI), permitindo intensificar as fiscalizações em todo o território sob sua jurisdição.

O comandante da 3ª Companhia da PMA de Coxim, Capitão Anderson Abraão Elias, reforçou a importância da colaboração da sociedade na preservação dos biomas locais e na realização de denúncias Segundo ele, as denúncias feitas pela população são fundamentais para reduzir a degradação ambiental e combater os crimes contra o meio ambiente.

O telefone da Polícia Militar Ambiental para denúncias e informações é (67) 99716-3656 ou 3908-6060.

Assessoria de Comunicação Social – 3ª Cia PMA de Coxim/MS