VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
26/04/2016 08:29:00
Soldado da Rotai recebe capacitação para atuar no Gecam

assessoria

Soldado PM Gabriel Evan Miranda (E) ao lado do sub comandante do 5º BPM, Major PM Wellington Klimpel (D) (Foto: Divulgação)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25) a solenidade de formatura do 1º Curso de Motociclista Militar e Batedor do Gecam (Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O treinamento que aconteceu entre os dias 4 e 22 abril, contou com a participação de 34 militares, entre eles o soldado PM Gabriel Evan Miranda, da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) de Coxim.

Com 210 horas de duração o curso teve como objetivo segundo o comandante do Gecam, major Anderson Luiz Alves Avelar, oferecer aos policiais que trabalham com motos técnicas necessárias para proporcionar à sociedade um serviço com melhor qualidade, aprimorando os procedimentos de pilotagem para evitar acidentes, e consequentemente as baixas de policiais por lesões em serviço.

“Queremos que os nossos policiais desempenhem suas funções com segurança e qualidade, para que retornem aos seus lares com integridade física e psicológica preservada”, destacou o comandante.

De acordo com o tenente Felipe dos Santos Joseph, que falou em nome da turma, o curso foi uma grande oportunidade para compreender o principal instrumento de trabalho utilizado pelos policiais do Gecam, a motocicleta, contribuindo significativamente com as atividades desenvolvidas pelo grupamento. “Em apenas sete meses de existência, o Gecam apresenta resultados satisfatórios, como a prisão de 23 pessoas por tráfico de drogas, 26 armas de fogo, o cumprimento de 79 mandados de prisão, recuperação de 24 veículos e a realização de diversas operações em bairros da Capital”, relatou o tenente.

O chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, que na ocasião representou o comandante-geral, coronel Jorge Edgar Júdice Teixeira, disse que o treinamento faz parte de uma medida adotada pelo comando para capacitar cada vez mais o efetivo. “Temos buscado junto ao governo ações que possam incentivar e motivar os nossos policiais, para que seja realizado um bom trabalho perante a sociedade”, frisou.

Na ocasião o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, coronel Deusdete de Oliveira Filho, representou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e falou da importância da criação do Gecam, quando na época ocupava a função de comandante-geral da PM. “O governador quando ouviu a nossa proposta não mediu esforços em nos atender e hoje o Grupamento realiza um excelente trabalho”, destacou.

O sub comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Major PM Wellington Klimpel, também participou do evento.

Gecam

O Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas (Gecam) foi criado em outubro do ano passado com a instalação da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que tem como missão de diminuir o tempo resposta nos atendimentos e desenvolver uma modalidade de policiamento voltada para a prevenção de atos delituosos praticados principalmente por motociclistas.

Além do policiamento preventivo, o grupo também atua na fiscalização de trânsito e escolta de autoridades, colaborando para o enfrentamento à criminalidade.