VERSÃO DE IMPRESSÃO
Política
21/11/2025 07:45:00
Enquete aponta que 70% dos leitores são contra antecipações de eleições em Câmaras Legislativas

Sheila Forato

Uma enquete realizada no Instagram do Edição MS - @edicaoms - mostra que 70% dos leitores votantes são contra antecipações de eleições de Mesas Diretoras de Câmaras Legislativas, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Apenas 30% se disseram favoráveis.

A enquete ficou disponível no Instagram por 24 horas. Vale lembrar que cada conta consegue votar apenas uma vez. Nossa reportagem sondou a opinião dos leitores após uma ação popular questionar na Justiça a eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Coxim.

*- Se você não votou no Instagram ainda pode dar sua opinião na enquete disponível na capa do nosso site -*

O professor Marcelo Gomes da Silva Junior, que está se formando em direito pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pediu em tutela de urgência a suspensão imediata da eleição e a determinação que a Casa de Leis se abstenha da realização nova eleição antes de outubro de 2026. Já no mérito ele pede a anulação da eleição e a determinação de novo certame em data adequada.

Marcelo se baseou no entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a eleição da Mesa Diretora das Casas Legislativas para o segundo biênio deve ser realizada a partir de outubro do ano anterior ao início do novo mandato. As Câmaras Municipais que estão contrariando esse entendimento estão tendo as eleições anuladas na Justiça.

Nesta quinta-feira (20), um dia depois de protocolar a ação popular, o futuro advogado já aprovado na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) gravou um vídeo e explicou que a ideia nasceu de um debate em sala de aula, após a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Coxim.

Ele enfatizou que sua decisão não tem viés político e que também não tem nada contra os vereadores eleitos para a nova Mesa Diretora. O professor alega que foi motivado apenas pela inconstitucionalidade da antecipação, um ato considerado ilegal por ele. Ainda no vídeo, Marcelo Junior questiona o fato de alguns vereadores, que são advogados, não terem atuado para impedir a antecipação.

No mês passado, o vereador Maurício Helpis (PSDB) foi eleito presidente com 7 dos 13 votos. Ele tem como vice-presidente a vereadora Lúcia da AAVC (PP), primeira-secretária Adriana Nabhan (MDB) e segunda-secretária Simone Gomes (Republicanos). Nos próximos dias a Justiça deve analisar o pedido de tutela de urgência para suspensão da eleição.