Domingo, 6 de Outubro de 2024
Meio Ambiente
01/10/2024 06:24:00
Fumaça e forte cheiro das queimadas reaparece na região norte de MS
O cheiro que começou pela madrugada se estende durante a manhã desta terça-feira

CGN/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

A trégua durou pouco na região norte e Campo Grande amanheceram novamente tomadas pela fumaça das queimadas neste 1º dia de outubro.

Mato Grosso do Sul registrou neste ano 10.309 focos de queimadas, número 125% maior que o registrado entre janeiro e setembro do ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Com ar insuportável de se respirar a terça-feira começou com muita fumaça e forte cheiro das queimadas na região norte e principalmente em Coxim, desde a madrugada podia era sentido. O dia amanheceu cinza e temperatura mínima de 26°C, a máxima prevista para hoje chega aos 40°C.

Campo Grande tem calor de 27ºC nesta manhã. A temperatura pode chegar hoje aos 37ºC. Para quarta-feira a máxima prevista é de 36ºC. O avanço de uma frente fria diminui levemente a máxima quinta-feira, quando pode chegar aos 33ºC, e traz também possibilidade de chuva.

A terça-feira será extremamente quente em Mato Grosso do Sul. A temperatura deve passar dos 40ºC em diversos municípios e a umidade relativa do ar atingir baixos índices, próximos dos 10%, indicando risco à saúde.

A orientação para minimizar os efeitos do tempo seco é ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia. Mato Grosso do Sul está sob uma onda de calor que deve durar pelo menos até o dia 8 de outubro, segundo o Climatempo.

Para a região pantaneira o calor será de 40ºC em Porto Murtinho e Corumbá, e 39ºC em Miranda e Aquidauana. Para o sul do Estado as máximas são de 36ºC em Ponta Porã e 38ºC em Dourados.

Outras máximas previstas para esta terça-feira são de 41ºC em Água Clara, 40ºC em Três Lagoas e Paranaíba, 39ºC em Ivinhema, Bataguassu e Nova Andradina, 38ºC em Bonito, Naviraí e Nova Alvorada do Sul, 37ºC em Chapadão do Sul, e 36ºC em São Gabriel do Oeste.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias