Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024
Meio Ambiente
18/11/2023 07:17:00
Meteorologia põe MS em alerta para tempestade neste sábado
Sábado ainda deve ser quente, mas será marcado por virada do tempo

CGN/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

A meteorologia indica que Mato Grosso do Sul pode enfrentar tempestade entre sábado e domingo. O calorão predomina no decorrer do dia em todo o Estado e somente amanhã deve dar uma trégua.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil emitiram alerta para risco de chuva forte, com ventos de até 100 km por hora e queda de granizo em Campo Grande e nos 78 municípios do interior do Estado.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica.

Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o transporte de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas sobre o Estado, conforme o Cemtec.

Em Coxim, o sábado começou com vento e céu parcialmente nublado, a presença de grande quantidade de fumaça no ar faz com que o sol apareça ofuscado, a temperatura mínima registrada ficou em 27°C, a máxima prevista para hoje chega aos 39°C, com sensação térmica de 42°C, a nebulosidade começa a aumentar a partir de hoje e a chuva deve chegar neste domingo (19).

Campo Grande tem parte do céu claro e parte com fumaças das queimadas. Os termômetros marcam 29ºC neste início de manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima pode chegar aos 38ºC. Para o domingo a máxima deve atingir os 34ºC.

O sábado ainda deve ser extremamente quente na região pantaneira. As máximas podem chegar aos 43ºC em Porto Murtinho e 42ºC em Corumbá e Aquidauana. Na região sul, as máximas devem atingir os 38ºC em Ponta Porã e 40ºC em Dourados. Três Lagoas tem máxima de 39ºC.

Já as máximas de domingo são de 32ºC em Dourados, 34ºC em Bonito, 36ºC em Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho e Três Lagoas, e 37ºC em Coxim.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias