Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024
Meio Ambiente
21/09/2023 06:23:00
Onda de calor não dá trégua e máxima pode chegar aos 41ºC em MS
Temperaturas muito altas podem causar hipertemia, que pode levar a morte

CGN/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

O calorão não dá trégua e Mato Grosso do Sul pode registrar 41ºC de temperatura nesta quinta-feira, de acordo com a meteorologia.

Coxim começou a quinta-feira com céu com poucas nuvens e temperatura mínima de 25°C, a máxima prevista para hoje chega aos 40°C, uma das mais altas para o Estado. A indicação para estes dias quentes é não praticar exercícios físicos no pico do calor, das 11h até as 15h, a hidratação deve ser acima de 2 litros de água.

Campo Grande tem céu com algumas nuvens e registra 24ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima pode chegar aos 36ºC.

Na região pantaneira o calor deve ser ainda maior, com máximas de 41ºC em Porto Murtinho, 39ºC em Corumbá, Miranda e Aquidauana. No sul do do Estado as máximas previstas são de 34ºC em Ponta Porã e 37ºC em Dourados.

Outras máximas previstas para esta quinta-feira são de 36ºC em Nova Alvorada do Sul e Costa Rica, 37ºC em Bonito, Rio Brilhante e Nova Andradina, e 39ºC em Três Lagoas, Paranaíba e Água Clara.

Mato Grosso do Sul está em alerta até domingo para a forte onda de calor com risco à saúde por hipertermia (aumento da temperatura corporal, acima de 40ºC) e morte.

Três municípios de Mato Grosso do Sul registraram 39ºC na quarta-feira. Os termômetros bateram 39,4ºC em Água Clara, 39,3ºC em Três Lagoas e 39ºC em Paranaíba. Paranaíba e Porto Murtinho chegaram aos 38,7ºC e 38,5ºC, respectivamente. Campo Grande chegou aos 36ºC, temperatura mais alta do ano.

A chuva até apareceu durante a madrugada na Capital. O volume de chuva chegou aos 5,6 milímetros na região do bairro Universitário, sul da cidade, e 4 milímetros no Jardim Panamá, região noroeste da Capital. No Santa Luzia, norte de Campo Grande, a chuva foi de 1 milímetro.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias