Sábado, 27 de Abril de 2024
Meio Ambiente
26/03/2024 06:39:00
Pé de Cedro, símbolo da cidade de Coxim, morreu ou é somente mundança de estação?
Nota divulgada pela Prefeitura de Coxim diz estar atenta às alterações na árvore, e que estudos serão feitos

PC de Souza

Imprimir
Em 2013, o Google Street View registrava imagem do Pé de Cedro (Foto: Reprodução/EMS/Arquivo)

Prefeitura de Coxim informa à população que está atenta à situação do Pé de Cedro, árvore símbolo da cidade, que recentemente queda de folhas. Reconhecendo a importância cultural, histórica e ambiental do Pé de Cedro, a administração municipal está tomando medidas para garantir a saúde e a preservação da árvore.

Recentemente, a queda de suas folhas suscitou preocupações entre os moradores, temendo que a árvore, tão entrelaçada com a identidade da cidade, pudesse ter morrido.

Há cerca de um ano, a Prefeitura vem monitorando a saúde do Pé de Cedro diante dos primeiros sinais de alerta, servidores municipais foram designados a iniciar um acompanhamento cuidadoso, que logo evoluiu para uma parceria com a comunidade acadêmica visando estudos fitossanitários, porém para que se possa estabelecer um laudo técnico, tamanha a importância a árvore, será preciso realizar estudos mais aprofundados.

Com a situação do Pé de Cedro exigindo medidas rápidas, um decreto foi elaborado para estabelecer ações administrativas emergenciais. A Prefeitura ampliará um trabalhando em conjunto com órgãos executivos, legislativos, conselhos de cultura e meio ambiente, universidades e outras entidades, para desenvolver estratégias legais e científicas que assegurem a recuperação e proteção da árvore, ou que juntos tracem outras estratégias a serem tomadas.

A Prefeitura está comprometida com a preservação do Pé de Cedro e manterá a população informada sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir a saúde da árvore. E reafirma seu compromisso de manter viva a história de Coxim, assegurando a simbologia do Pé de Cedro permaneça como um símbolo de orgulho para todos.

MORTE

Foto: Augusto Marques

Muitas vezes as árvores não apresentam sintomas que demonstram que elas estejam morrendo e na maioria das vezes elas morrem lentamente. Geralmente esse processo ocorre internamente e os sintomas se manifestam gradualmente na parte externa da árvore.

Um aspecto importante e que podemos utilizar sempre é a observação do desenvolvimento das árvores com o passar das estações. Algumas perdem suas folhas em épocas mais críticas enquanto outras não, por isso é importante conhecer o ciclo da espécie utilizada. Alguns sinais indicativos de sobrevivência podem ser observados facilmente, como por exemplo a verificação de brotações de ramos, folhas, flores e frutos.

Além disso, ao ser implantada em um novo local, algumas árvores sofrem bastante para se adaptar, o que pode levar também à sua morte. A contratação de um profissional para identificar a sanidade de uma vegetação é o mais adequado pois só ele saberá fazer uma análise minuciosa sobre o caso, mas existem algumas medidas que você pode tomar de antemão para um diagnóstico prévio:

Passo 1: Consiste em quebrar um galho fino e verificar se ele dobrará ou romperá com um estalo. Verifique também se internamente o galho está seco ou úmido. Lembre-se que as árvores vivas têm galhos verdes e flexíveis.

Passo 2: Realize uma pequena raspagem na casca da árvore utilizando uma faca ou até mesmo a unha e procure por uma camada verde de baixo da casca que esteja úmida ao toque. Caso essa camada esteja marrom e seca significa que o galho está morto.

Foto tirada em 2018, época que foi iniciada a revitalização da praça do Pé de Cedro, árvore estava totalmente sem folhas (Foto: PC de Souza/Arquivo)

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Coxim

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias