CGN/PCS
ImprimirO Pantanal de Miranda foi palco de mais um registro entre as espécies. Desta vez, a interação de um grupo de onças-pintadas com um tamanduá-bandeira e seu filhote. O vídeo foi compartilhado nesta quarta-feira (23) pelo Projeto Onçafari, no Refúgio Caiman.
A iniciativa, que monitora as onças-pintadas na região com a finalidade de preservação, relatou nas redes os bastidores do vídeo feito por Bruno Sartori. “Durante o safari, avistamos a fêmea Aroeira com seus filhotes Jatobá e Jacarandá. De repente, uma mãe tamanduá-bandeira, com seu filhotinho nas costas, apareceu no caminho das onças”, escreveu.
O encontro inesperado fez com que Aroeira seguisse e se aproximasse do tamanduá-bandeira, que em nenhum momento recuou. “Pelo contrário, afugentou a família de onças”, explicou o projeto nas redes.
Embora o tamanduá-bandeira faça parte da dieta das onças-pintadas, elas não são as presas mais comuns, especialmente no Pantanal, onde outros animais, como jacarés e capivaras, são mais frequentemente predados.