Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
23/04/2014 09:00:00
Gabrielli será convidado por três comissões para falar sobre Pasadena
O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli vai ser novamente convidado para explicar a parlamentares o que motivou a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Agência Brasil/PCS

Imprimir
O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli vai ser novamente \n convidado para explicar a parlamentares o que motivou a compra da \n Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
O convite a Gabrielli estava \n na pauta de três comissões permanentes da Casa. O que os deputados \n pretendem, segundo as declarações feitas hoje, é obter mais detalhes \n sobre o negócio já que o ex-dirigente fez novas declarações que foram \n publicadas em reportagens veiculadas no fim de semana. Gabrielli disse, \n por exemplo, que a presidenta Dilma Rousseff deveria arcar com suas \n responsabilidades no negócio. O primeiro pedido de convite \n aprovado hoje (23) foi na Comissão de Desenvolvimento Econômico, \n Indústria e Comércio, que ouvirá Gabrielli em uma audiência conjunta com\n a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara. Os \n deputados da CFFC que também decidiram enviar o convite, ainda vão \n ouvir, no próximo dia 30, a atual presidenta da Petrobras, Graça Foster,\n que oficializou sua presença. “Dilma disse que votaria contra a \n refinaria mas votou com base em resumo executivo [elaborado pelo \n ex-diretor da Área Internacional da estatal, Nestor Cerveró] que não \n tinha as duas cláusulas [Marlin e PutOption]. Gabrielli diz que cada um \n tem que assumir sua responsabilidade. Temos que esclarecer esses fatos”,\n defendeunbsp; Vanderlei Macris (PSDB-SP). Gabrielli também vai \n receber uma carta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional \n (CRE) que aprovou, por 18 votos a dois, um requerimento de convite a \n Gabrielli e o ex-diretor da Área Internacional da empresa, Nestor \n Cerveró. Cerveró é apontado como o responsável pelo resumo executivo que\n embasou a decisão sobre a compra da refinaria. A CRE ainda pode \n analisar hoje (23) o pedido para convocação do ministro Guido Mantega \n (Fazenda) e de Luís Inácio Lucena Adams, advogado-Geral da União, para \n que expliquem seus envolvimentos na confecção de ata de reunião do \n Conselho de Administração da Petrobras sobre a aquisição de Pasadena. Além\n da Petobras, partidos de oposição conseguiram aprovar hoje a convocação\n pela CFFC do ministro da Secretaria da Aviação Civil, Wellington \n Moreira Franco, para explicar os problemas enfrentados pela população e \n pelo setor em função das obras dos aeroportos, o remanejamento dos voos \n para o período da Copa do Mundo e o cronograma atualizado das obras em \n andamento.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias