Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Coxim
24/04/2014 11:36:53
Em situações de emergências, bombeiros e policias são capacitados para buscas e resgates com cães
Durante cinco dias, bombeiros, policiais civis e militares, além de convidados, participaram de capacitação para o trabalho de busca e resgate com cães, organizado pelo 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, com sede em Coxim.

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza
Durante cinco dias, bombeiros, policiais civis e militares, além de convidados, participaram de capacitação para o trabalho de busca e resgate com cães, organizado pelo 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, com sede em Coxim.
A capacitação foi feita em diversos locais, na cidade e na zona rural, em ambientes diversificados, de mata, com água, em construções, entre outras, simulando situações de emergências para preparar homens e animais para qualquer tipo de situação.
De acordo com a organização, a formação de um cão dura de 12 a 18 meses. Algumas raças são mais utilizadas por terem aptidões natas para o propósito, como labrador e pastor, raças presentes no curso, assim como mestiços.
O treinamento foi feito com cães particulares, que pertencem aos participantes, e serão colocados em operação para atender a população de Coxim e região, tanto nas buscas como no serviço social.
Segundo o cabo do Corpo de Bombeiros, Luciclei Silva Lima, a capacitação vai auxiliar na busca de pessoas perdidas em mata, localização de cadáver, operações de salvamento e nas buscas em rios e lagos. Os cães também poderão ser usados em TAC (Terapia Assistida por Animais).
Tanto que os participantes fizeram uma visita na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), explanando aos profissionais as possibilidades de recreação e terapia com os cães, que são facilitadores e podem dar apoio em diversas situações que visem a reabilitação ou desenvolvimento.
Ao finalizar o curso, Lima ressaltou as pessoas que trabalham com as diversas emergências e proteção à vida devem estar sempre procurando capacitações e ferramentas para melhor atender a sociedade. “Há alguns anos descobrimos o cão como uma importante ferramenta e companheiro, mas para desenvolver esse trabalho, uma boa formação é imprescindível”, destacou o cabo.
Ele afirma que a capacitação proporcionada pelo bombeiro César Blanski deu subsídios e base para o início desse importante trabalho. “Os militares e convidados ao término do curso compreenderam quais os mecanismos, técnicas a atribuições necessárias para o desenvolvimento desse trabalho. Hoje nos sentimos bem confiantes e entusiasmados”, finalizou o cabo. O instrutor é Cesar Augusto Vieira Blanski que é acadêmico de Medicina Veterinária, bombeiro operacional e cinotécnico, tendo trabalhado como voluntário em São Francisco do Sul (SC).
Notícia relacionada
Bombeiros e policiais vão receber capacitação para busca e resgate com cães
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias