Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Sonora
25/07/2014 09:00:00
Jovem é detido pela Polícia Civil de Sonora por prática de crimes cibernéticos no Facebook
O rapaz criava perfis fakes para praticar crimes contra a honra de algumas pessoas da cidade.

Carla Sampaio

Imprimir
Os policiais apreenderam celulares e computadores que comprovam o envolvimento do jovem nos crimes virtuais (Foto: Carla Sampaio)
O jovem A.S.S.J. foi detido na manhã desta sexta-feira (25) pela Polícia Civil de Sonora por suspeita de envolvimento em crimes cibernéticos cometidos através da rede social Facebook, contra pelo menos 10 vítimas. O rapaz criava perfis "fakes" para praticar crimes contra a honra de algumas pessoas da cidade.

Por volta das 6 horas, os policiais civis cumpriram um mandado de busca domiciliar expedido pelo Juiz de Direito da comarca de Sonora e apreenderam celulares e computadores que comprovam o envolvimento do jovem nos crimes virtuais que vinham gerando desconforto a população sonorense há alguns meses.

Em interrogatório o rapaz confessou, na presença de seu advogado, ser o dono das páginas "Leão Lobo Sonora", "Flávio Wolf", "Márcio Arruda" e "Rex Mundi". Segundo o rapaz, a ideia teria surgido logo após um desentendimento com seu patrão, que é uma das vítimas, e por influencia de três pessoas adversárias políticas do atual prefeito de Sonora Yuri Valeis.

Segundo a polícia, com as páginas o jovem citavanbsp; supostos segredos sobre a vida pessoal das vítimas causando constrangimento e motim, vindo até a culminar na tentativa de suicídio de uma delas.

O delegado Francis Flávio, responsável pelo caso, enfatizou que as críticas políticas devem ser aceitas com naturalidade no Estado Democrático de Direito, mas é inadmissível a utilização de anonimato para a prática reiterada de ataques pessoais e contra a honra. "É preciso conscientizar que a publicação ou compartilhamento de postagens maldosas podem gerar sérios prejuízos a vítima como depressão, mudança de cidade ou escola, perda de emprego, necessidade de tratamento médico e psicológico, entre outros"nbsp; disse o delegado.

O material apreendido será submetido a perícia para que sejam concluídas as investigações e outros perfis já estão sendo investigados. A Polícia Civil de Sonora orienta que as vítimas de crimes virtuais procurem a Delegacia de Polícia Civil.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias