Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Geral
29/07/2014 10:12:08
Mais de 1.100 internos fazem hoje provas do Encceja em MS
De acordo com o Inep, os resultados do Encceja podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

Notícias MS/LD

Imprimir
O Exame Nacional para Certificação de Competências de\n Jovens e Adultos (Encceja) destinado a pessoas privadas de liberdade terá a\n participação de 1143 internos de Mato Grosso do Sul; destes, 1010 estão\n custodiados em presídios da Agência Estadual de Administração do Sistema\n Penitenciário (Agepen), 27 no Presídio Federal e 106 são adolescentes e jovens\n que cumprem medidas socioeducativas. O total é 6,2% superior que o registrado\n no ano passado.nbsp;
\n
\n Promovido pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de\n Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma\n avaliação voluntária e gratuita, destinada a pessoas em privação de liberdade,\n com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do exame, que não\n tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de\n conclusão do Ensino Fundamental.
\n
\n De acordo com o Inep, os resultados do Encceja podem ser utilizados para fins\n de certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.
\n
\n O exame será realizado hoje (29), nos períodos matutino e vespertino. Serão\n quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e\n uma proposta de tema para Redação.
\n
\n Entre as unidades da Agepen, houve um aumento de 2,43% no número de\n participantes se comparado ao total de 2013, quando foram registrados 986\n inscritos. Na comparação com 2011 (não houve Encceja em 2012), esse crescimento\n foi de 80%.
\n
\n Segundo a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro,\n 32nbsp;unidades penais foram credenciadas para sediar o exame. As provas serão\n aplicadas em estabelecimentos prisionais nas cidades de: Campo Grande;\n Dourados; Amambai; Aquidauana; Bataguassu; Cassilândia; Corumbá; Coxim; Jardim;\n Jateí; Naviraí; Paranaíba; Ponta Porã; Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste,\n Dois Irmãos do Buriti e Três Lagoas. Pela primeira vez, detentos da Casa do\n Albergado de Campo Grande irão participar, foram 18 inscritos no local.
\n
\n A unidade com o maior número de participantes é a Penitenciária Harry Amorim\n Costa, em Dourados, com 119 inscritos; seguida pelo Estabelecimento Penal Jair\n Ferreira de Carvalho (o Segurança Máxima da Capital), com 100 e o Instituto\n Penal de Campo Grande, onde 65 reeducandos fizeram a inscrição.nbsp;
\n
\n Uneis
\n
\n Dados da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Justiça e\n Segurança Pública (Sejusp) também apontam crescimento no número de\n participantes entre os adolescentes infratores, já que em 2013 foram 76\n inscritos, 39,4% a menos que este ano.
\n
\n As provas serão aplicadas nas Uneis: Dom Bosco; Novo Caminho; Estrela do\n Amanhã; Laranja Doce; Esperança; Mitaí; Pantanal e Aurora G. Coimbra.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias