Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Eleições 2016
27/08/2014 09:00:00
Análise: Marina Silva vira um tornado político para Dilma e Aécio Neves
Historiador da Mackenzie afirma que candidata se comportou bem no debate da Band e que discurso de Aécio e Dilma sobre incoerência da ex-ministra não colará no eleitor

eBand/PCS

Imprimir
Para o cientista político e historiador da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Alexandre Hecker, a candidata do PSB, Marina Silva, teve um bom desempenho no debate da Band e se tornou um verdadeiro tornado político nas vidas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que também concorrem à presidência.

“Acredito que a Marina é um tornado político”, afirma o professor. “Existe um desgaste muito grande dos partidos, o bipartidarismo entre PT e PSDB, que governam há mais de 20 anos, com FHC, Lula e Dilma. Assim, o eleitor tende a passar para a Marina”.

No debate da Band, Marina teve a oportunidade de trocar perguntas com Dilma e Aécio. Os adversários de Marina tentaram atacar a candidata no debate com o discurso de que ela era incoerente, pois defendia uma nova política e queria contar com ajuda de membros “jogados para a reserva” do PT e do PSDB.

Para Hecker, Marina se comportou bem e a tentativa de Aécio e Dilma de passar a imagem de “incoerente” da ex-ministra não colou. “Ela foi bem ao falar que não se trata de incoerência, mas sim de buscar por uma lógica que não seja essa seguida nos últimos tempos. Ela disse que não pensaria pela cabeça do PT ou do PSDB, mas sim de uma nova política”.

Ainda de acordo com o historiador, será difícil para Aécio e Dilma tentarem atacar Marina na campanha. “Essa expressão da Marina de ‘nova política’ tem tudo para fazer sucesso na medida em que os demais partidos já estão marcados por corrupção e mensalão. Ela pregou o fim do aparelhamento da política”.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias