Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010         17h51        81
Aposentados podem ficar isentos de fator previdenciária
Midiamax/LD

Aposentados que voltarem a exercer atividade abrangida pelo Regime Geral da Previdência Social poderão ficar isentos da contribuição previdenciária para fins de custeio da seguridade. Proposta com esse objetivo, de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), poderá ser votada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (10), em decisão terminativa.

A proposta (PLS 56/09) recebeu emenda do relator, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), para estender o benefício aos servidores públicos aposentados que sejam filiados a regime próprio. A proposta atende os interesses de servidores aposentados que foram autorizados a permanecer no serviço quando admitidos por concurso público ou outra forma constitucionalmente permitida.

Outra emenda do relator também estabelece que os valores recolhidos indevidamente sejam devolvidos aos aposentados em parcela única, na forma de pecúlio. Os aposentados receberão restituição das contribuições recolhidas desde 1995, quando a atual legislação, considerada inconstitucional pelo autor e pelo relator, entrou em vigor.

Consta ainda da pauta da CAS, composta de 18 itens, e poderão ser aprovados na reunião desta quarta-feira, projetos de lei que regulamentam as profissões de gastrólogo, historiador e pedagogo. As propostas receberão decisão terminativa da CAS.

O PLS 425/03, de autoria do então senador Leonel Pavan, regulamenta a atividade de gastrólogo, bem como pretende criar os conselhos federal e regionais de Gastronomia. O relator da matéria, senador José Nery (PSOL-PA), apresentou parecer pela aprovação da matéria, na forma de substitutivo, para retirar a criação dos conselhos, uma vez que, conforme explicou, o tema é de competência do Poder Executivo.

A regulação da profissão de historiador é objeto do PLS 368/09, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Já a regulamentação da profissão de pedagogo (PLC 196/09) é sugerida pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Essas duas propostas já receberam parecer pela aprovação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). As informações são da Agência Senado.

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos   Enquete
  Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo   Olimpíadas 2012
  Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 470  

contato