Quatro xícaras de café por dia podem proteger o coração
Terra/PCS
O
café é preferência nacional, mas tem certa fama de vilão. Causaria ansiedade e
palpitações. A boa notícia para quem adora a bebida é que uma pesquisa
americana afirma que seu consumo moderado pode proteger o coração, em vez de
prejudicá-lo. A conclusão foi apresentada na última terça-feira (2), na
conferência da Associação Americana do Coração, em São Francisco.
O
estudo contou com 130.054 participantes entre 18 e 90 anos. Aqueles que bebem
quatro ou mais xícaras diariamente apresentaram 18% menos chance de desenvolver
distúrbios cardíacos, enquanto os que ingerem de uma a três, 7%. Do total de
voluntários, 14% relatou que aprecia menos de uma xícara de café por dia; 42%,
de uma a três; 17%, de quatro ou mais; 27%, nenhuma.
O
líder da investigação, Arthur Klatsky, cardiologista da companhia americana de
seguros de saúde Kaiser Permanente, acredita que doses moderadas de cafeína
colaboram com a saúde ao bloquear a ação da adenosina, que pode causar
perturbações no ritmo cardíaco. No entanto, disse que o trabalho não prova
conclusivamente que a iguaria protege o coração.
"O
consumo de café está relacionado ao menor risco de hospitalização por problemas
de ritmo, mas a associação não comprova causa e efeito ou que o café tem um
efeito protetor", afirmou ao jornal Daily Mail. O cientistas
acrescentou que o estudo concluiu que pessoas com problemas de ritmo no
coração, ou no grupo de risco, não precisam se abster de café. Mas alertou que
pesquisas anteriores tinham indicado que o consumo excessivo poderia elevar o
risco. "Esses dados podem ser reconfortantes para quem bebe quantidades
moderadas de café, já que o hábito não é suscetível de causar um distúrbio
maior no ritmo."