Vereadores de Coxim participam de audiências sobre implantação de PCHs
Sheila Forato
Contra a implantação das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), uma comitiva, composta por quatro vereadores de Coxim, está participando de audiências públicas em municípios do Mato Grosso.
Segundo o vereador Sidney Assis (PSDB), o objetivo da participação nas audiências públicas no estado vizinho é colher informações para discutir o assunto em Coxim.
Os vereadores estão organizando uma grande audiência pública, para discutir a implantação de PCHs, na primeira quinzena de junho. A data ainda não foi confirmada.
Em Coxim estão sendo implantadas duas PCHs. A grande preocupação das autoridades é com o dano ao meio ambiente, já que a assustadora previsão é que outras 17 PCHs sejam implantadas nos rios Coxim, Jauru e Taquari.
Participam das audiências públicas, além do vereador citado, Aluísio São José (PSB), Miron Coelho Vilela (PSDB) e Vladimir Ferreira (PT). Também integram a comitiva o turismólogo Ariel Albrecht e o estudante de História, Erasmo Peixoto de Lacerda.
Ontem (04), a comitiva participou de audiência no município de Gueratinga (MT) e hoje (05), marcam presença em Alto Garça (MT).
10 Comentários
JULIA
|
11/05/2010 11h35
|
PPRACÁ SÓ VEM O Q NÃO PRESTA MESMO!!
Edvaldo
Eletricitário |
05/05/2010 23h53
coxim |
batistote@uol.com.br
Prezados:
Os vereadores deveriam se preocupar é com a cidade que está uma sujeira danada, ruas cheias de buracos , calçadas quebradas e não em assuntos que não tem conhecimento, e não será por vontade deles que estas não serão instaladas, pois estas trazem benefio ao pais e ao nosso estado, como o leitordisse esta energia terá que passar por Coxim, ai entram os vereadores para trazerem empresas para a região e com isso empregos e impostos, etc
Audiência não irá discutir se a energia fica ou não, até poderá entrar na pauta, ela discutirá a implantação, que sem audiência já estão sendo implantadas, tudo feito as escondidas, e para os que acham que a energia vai ficar aqui, triste ilusão.
para Edilson Cotonett
|
05/05/2010 18h35
|
Para isso sim deve ter audiência pública se a energia vai ser gerada aqui deve ficar aqui isto sim! deve ser discutido!!!
É só esperar!
|
05/05/2010 18h31
|
Talvez eu seja ignorante mesmo e não tenha feito antes a conta de que não é 1 usina são 17 que vão gerar mais ou menos 102.400.000 w/h a R$ 0,60 são isentos mesmos de imposto sim! vc´s todos tem razão eu estou errado e vou pedir para morrer.
Pessoal os empregos serão gerados não para operar, ou construir estas usinas e sim nas empresas que poderão ser instaladas por aqui afinal terá energia o suficiente para comportar empresas de médio/grande porte.
Ou os senhores acham que a região (país) está bem servida de energia, e que novas empresas não se instalam aqui por que não querem ou porquê não têm um terreno doado pela prefeitura acorda gente! isso é só polêmica de um e de outro só querem aparecer. Ah... e eu não comparei o lucro (R$) de usina de álcool com o de uma PCH só disse que espantaram os investidores daqui para outro município...
Se as Usinas de cana e álcool são proibidas por causa de prováveis danos ambientais ao Pantanal, e essas PCHs, que já foi provado em outras regiões que interferem sim na piracema sem contar os outros danos ambientais.
Mas em troca da falsa idéia de Desenvolvimento, pois a energia gerada é vendida pra região Sudeste, alguns políticos articulam nos porões da ganância e com audiência pública ou não, irão querer impor essas obras que só beneficiará uns poucos.
Edilson Cotonett
Téc, Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento de Alcinópolis - MS
para e só esperar
|
05/05/2010 16h56
coxim |
Meu caro comparar uma usina de alcool com PCHs e uma ignorancia sem tamanho, pois as mesmas são isentas de impostos por serem de pequeno porte, e não geram nenhum emprego, vamos nos unir mais sobre o assunto, pedir aos nossos vereadores que façam uma audiencia pública com pessoas especializadas no assunto para esclarecer pessoas como você.
MAGALY NANTES
|
05/05/2010 16h20
COXIM |
Meu deus quem é esse cara È so Espera, so pode ser anonimo mesmo nao tem coragem de se identificar... Pessoas do meu Coxim e região PCHS e a pior coisa pra Coxim e Região nao traz emprego, nao traz lucro, so prejuizo pra Natureza, essa pequenas Centrais Hidreletricas e comandada por um guarda e um Tecnico só isso e a energia nao fica aqui em Coxim vai para uma Multinacional em GOIAS, temos que Mobilizar as pessoas e lutar pra nao ser feita aqui se em Dezembro ficamos 3 meses dentro de aguas imagina com as PCHS acabou COXIM...ACorda ignorante, pessoa do Mau, vc nao devia existir sabia pede pra Morrer , menus um pra Infectar a Terra ....Faleiiiiiiiii
ESTUDANTE
|
05/05/2010 14h42
COXIM MS |
VOÇÊ NEM SABE O QUE ESTÁ DIZENDO.. DEVERIA ESTUDAR PRIMEIRO OS IMPACTOS QUE PODERIA CAUSAR AQUI NESTE POLO DE COXIM..JÁ EM OUTRO MUNICÍPIO QUE VÇ FALA NÃO TEM O IMPACTO SIGNIFICATIVO... VÇ TEM QUE ESTUDAR TUDO AO REDOR E NÃO PENSAR EM SI MESMO... E SEUS FILHOS QUE PRESIRÃO DESTES RIOS... EXISTE OUTRAS MANEIRAS DE TRAZER EMPREGO A SOCIEDADE,
É só Esperar!
|
05/05/2010 12h52
|
É bom que os vereadores se informem um pouco mais sobre o assunto, a dias ouvi no rádio um verdadeiro ataque destes, aos emprendedores desta obra.
Sem dúvida as PCH´s trarão renda e desnvolvimento ao município, e o impacto ao meio ambiente deverá de alguma forma se reparado, algo perfeitamente possível.
Entretanto, uma coisa é bem certa o progresso da nossa região já foi interrompido uma vez lembram-se (usinas de alcool) por conta do meio ambiente e no entanto às industrias foram e instalaram em outros municipios, por sinal próximos daqui, e que em pouco tempo se tornarão polo industrial.
E os que defenderam o meio ambiente naquela epoca, o que trouxeram em troca para nós? Turismo? nos compensaram? reparam os danos já existentes? ou foram criar polêmica e atrapalhar o progresso em outros múnicípios? quem perdeu com aquela história?
Aposto que na maioria (sem generalizar) é um povo que acha que para proteger o meio ambiente é só reciclar o lixo e está tudo certo.