Sexta-feira, 03 de Setembro de 2010         07h25        59
Dagoberto conserta erro de Baresi, e São Paulo faz as pazes com a vitória
Globo Esporte/LD

Um dos ditados mais antigos do futebol diz que, quando as coisas não estão dando certo, a simplicidade é a arma para o início da reação. Mas o técnico Sérgio Baresi não é adepto dessa filosofia do "feijão com arroz". Com cinco escalações diferentes em cinco jogos e várias improvisações, o São Paulo parecia que seguiria sua rotina de insucessos. Até que Dagoberto, que havia sido deixado no banco para que o meia Marlos fosse improvisado no ataque, entrou no segundo tempo e, de cabeça, garantiu a vitória que fez o Tricolor voltar a sorrir. Exatos 32 dias após Ricardo Oliveira e Fernandão garantirem o triunfo sobre o Ceará, o último até então, o time do Morumbi marcou 2 a 1 no Atlético-GO e fez as pazes com a vitória.

Momentaneamente, a zona do rebaixamento ficou mais longe. O time subiu para a 13ª colocação, com 22 pontos, oito a mais que o Atlético-GO, que vinha de três jogos sem derrota na competição. O time comandado por Renê Simões ocupa a vice-lanterna da competição.

Tricolor confuso no início da partida

Sem ter uma referência na frente, já que Fernandão e Ricardo Oliveira foram vetados pelo departamento médico, o técnico Sérgio Baresi apostou na velocidade. A tarefa, a princípio, parecia complicada, já que o desempenho dos três homens de frente não era nada animador: Marcelinho (cinco jogos e nenhum gol), Fernandinho (cinco gols em 32 jogos) e Marlos (dois gols em 62 partidas).

Quando a bola rolou, ficou clara a postura das duas equipes. O São Paulo, no 4-3-3, tomou a iniciativa. Baresi abriu Marlos na direita, Fernandinho na esquerda e colocou Marcelinho pelo meio, com a obrigação de chegar na área. Eles tinham o apoio de Jorge Wagner, que surgiu no meio-campo, e dos laterais Jean e Junior Cesar, que tinham liberdade total para apoiar. Do lado contrário, o técnico Renê Simões repetiu o que havia feito na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras e escalou o time no 4-5-1. A ideia era povoar o meio-campo e buscar um contra-ataque para surpreender.

A primeira chegada de perigo na partida foi do time goiano. Aos nove, Marcão desceu nas costas de Junior Cesar e cruzou na medida para Wesley, que dominou errado dentro da área e facilitou as coisas para Rogério Ceni.

O São Paulo, apesar de ter a maior posse de bola, pecava pela previsibilidade. Como os laterais Vítor Ferraz e Thiago Feltri não subiam, Marlos e Fernandinho eram bem vigiados pelas pontas. Jean e Junior Cesar quando avançavam eram acompanhados pelos volantes adversários. Com isso, para mudar o panorama da partida, ou aparecia uma jogada individual ou um lance de bola parada. Ambas aconteceram, e o Tricolor abriu o marcador.

Aos 22, Jean fez ótimo lançamento para Fernandinho, que driblou Márcio e só não marcou porque Welton Felipe salvou em cima da linha. Na cobrança curta do escanteio, Jean tabelou com Marcelinho e cruzou na cabeça de Xandão, que testou no canto esquerdo de Márcio e marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor: São Paulo 1 a 0.

A partir daí, a partida mudou. O Atlético-GO, que até então se defendia, foi obrigado a buscar o ataque. E com isso, deixou espaços para os contra-ataques do Tricolor. Com liberdade, os homens de frente começaram a se destacar e passaram a desperdiçar oportunidades. Aos 38, Marcelinho fez belíssima jogada, passou por três marcadores, invadiu a área e bateu errado, por cima do gol. Três minutos depois, Fernandinho foi lançado pela esquerda, invadiu a área e, na hora do chute, foi travado por Daniel Marques. No lance, o camisa 12 são-paulino torceu o joelho direito. Ele tentou voltar a campo, mas com muitas dores, caiu no gramado tão logo Paulo Henrique Godoy Bezerra apitou o fim do primeiro tempo.

Etapa complementar

 Os dois times voltaram com alterações para o segundo tempo. No São Paulo, Dagoberto ocupou a vaga de Fernandinho. No Atlético-GO, Renê Simões mudou um marcador no meio-campo (trocou Wesley por Agenor), e na frente, trocou Marcão, que joga fixo na área, por Juninho, que se movimenta pelos lados. Além disso, adiantou o posicionamento de Elias. Na primeira jogada da dupla, aos seis, o Dragão deixou tudo igual no marcador. Elias fez lançamento primoroso para Juninho, que avançou nas costas de Miranda, driblou Rogério Ceni e rolou a bola para o gol vazio: 1 a 1 no marcador.

A igualdade no marcador transformou o Morumbi em um caldeirão. Aos sete, Jorge Wagner disparou uma bomba da intermediária, e Márcio fez grande defesa. Com um time leve em campo, não restava outra alternativa ao São Paulo a não ser jogar por baixo. O problema é que seus homens de frente eram individualistas, o que facilitava a marcação adversária. Aos 18, Marcelinho recebeu na entrada da área de Jean e mandou por cima do gol. O Atlético-GO respondeu dois minutos depois: como se fosse uma reprise do gol, Elias lançou Juninho, que desta vez dominou no peito e bateu de primeira por cima do gol.

O maior erro do Tricolor era afunilar o jogo pelo meio. Como o Atlético-GO, em alguns lances, se defendia com todos os seus dez homens de linha, faltava espaço. A única alternativa seria abrir o jogo pelas pontas. E foi o que aconteceu aos 24 minutos. Marlos, num raro lance de lucidez, avançou pela direita e cruzou na medida para Dagoberto, que testou no canto direito de Márcio. Festa no Morumbi. Na comemoração, Dagoberto arrancou a camisa e correu para o símbolo do Tricolor que fica no meio do gramado. Ajoelhado, foi ovacionado pela torcida, mas não escapou de levar um cartão amarelo.

Daí para a frente, o jogo ganhou em emoção. O Atlético-GO até tentou esboçar nova reação, mas pregou fisicamente e facilitou as coisas para o Tricolor que, nos contra-ataques, poderia até ter conquistado uma vitória mais tranquila. A melhor chance foi aos 33, quando Marlos fez excelente jogada individual, invadiu a área e, cara a cara com Márcio, tentou dar a cavadinha para marcar um golaço e recuou para o goleiro do Dragão. Quando surgiu o apito final, festa e alívio tomaram conta do estádio do Morumbi.

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
 
 
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos   Enquete
  Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo   Olimpíadas 2012
  Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 396  

contato