Com o final de algumas modalidades do Pan, o começo da segunda semana de competição marca a estréia de outros esportes no Rio. Nesta segunda-feira, as seleções brasileiras de futsal e vôlei fazem suas estréias rumo ao ouro, enquanto as principais categorias do atletismo começam a ser disputadas.
O futsal pleitea há tempos sua inclusão nas Olimpíadas e será disputado pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos nesta edição de 2007. O Brasil, como criador, é o grande favorito a conquistar a medalha de ouro. Além de atuar em casa, a seleção, que enfrenta a Guatemala às 9h15 (horário do Mato Grosso do Sul), chega com um currículo de dar medo em qualquer rival no continente: conquistou todos os 12 campeonatos sul-americanos disputados até o momento.
Isso sem falar que o técnico Paulo César de Oliveira colocará em quadra os principais jogadores do País, onde se destaca o ala Falcão, eleito pela Fifa o melhor jogador de futsal em 2004 - ele deve ser o fator de desequilíbrio do time brasileiro.
Sem Ricardinho, a seleção masculina de vôlei joga pela primeira vez neste Pan contra o Canadá, às 21 horas. O jogador, que era capitão da equipe, foi cortado e substituído pelo filho do técnico Bernardinho, Bruno. O público agora espera para ver como a saída do levantador, considerado o melhor jogador da Liga Mundial de Vôlei, vai afetar a seleção, inicialmente favorita ao ouro.
Atletismo
No atletismo, Maurren Maggi começa a disputar as eliminatórias do salto em distância, em que chega como favorita ao ouro após ser desclassificada do Pan de Santo Domingo, em 2003, pelo exame antidoping. Além disso, serão disputadas as provas femininas de salto com vara (às 16h30), lançamento de martelo (às 14h25), 5 mil e 10 mil metros (às 18h10 e 17h35, respectivamente) e lançamento de disco (às 17h35).
O pentatlo moderno feminino também acontece nesta segunda, a partir das 8 horas. Ao longo do dia, as atletas irão competir nas modalidades tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. A última prova está marcada para as 16h30, quando serão anunciadas as vencedoras da disputa.
Mais Estréias
As outras estréias da segunda-feira são o boliche e o softbol. No primeiro, as partidas serão em duplas, a partir das 9 horas. O início das disputas da vela, marcadas para este domingo e adiadas por falta de vento, também está marcado para esta segunda.
No softbol, a seleção brasileira conta com uma intensa preparação de mais de dois anos e o apoio da torcida para surpreender as adversárias e conquistar uma medalha em sua estréia no Pan. O Brasil faz o primeiro jogo às 8 horas, contra as norte-americanas, na Cidade do Rock.
O primeiro passo para conquistar o público já foi dado por um grupo de sete jogadoras, que fizeram um ensaio sensual de um calendário esportivo. A princípio, a intenção era dar mais visibilidade ao esporte no País e tentar trazer patrocinadores para a modalidade após o Pan. Mas as fotos surtiram efeito imediato e o nome de jogadoras como a capitã Márcia Akiko e Cínthia Kudo já se tornaram mais familiares aos brasileiros.
Na competição, o Brasil espera conquistar o bronze. EUA e Canadá estão acima das demais equipes pan-americanas e devem ficar com o ouro e com a prata, segundo o chefe da delegação, João Toraiwa. A Venezuela seria a principal adversária brasileira na briga pela medalha.
Basquete
Após vencer a seleção canadense por 77 a 63, as meninas do basquete disputam a semifinal da modalidade com Cuba às 14h30. O boxe realiza suas quartas-de-final nas categorias até 57 kg, até 64 kg, até 75 kg, até 91 kg e acima de 91 kg a partir das 15 horas.
A equipe masculina de pólo enfrenta o México às 18h30, ainda pela primeira fase da competição, e os atletas do esqui aquático fazem as finais do Slalom durante a manhã.