O
fim da Tensão Pré Menstrual (TPM) pode estar mais próximo. Um estudo feito pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) renova a esperança de quem convive
com o problema. Segundo os pesquisadores, ingerir uma cápsula de ácidos graxos
por dia é capaz de reduzir em mais da metade os sintomas.
Os
ácidos graxos são um tipo de gordura essencial para o organismo, mas não são
produzidos pelo corpo humano. Estão presentes em quantidade reduzida em
alimentos como peixes, óleos de linhaça, de fígado e de bacalhau. Por isso,
alguns médicos os recomendam em forma de suplemento na dieta.
Participaram
do estudo 120 mulheres entre 17 e 37 anos diagnosticadas com o problema. Elas
foram acompanhadas durante oito meses: dois antes do início do tratamento e
seis durante a ingestão das cápsulas. Um grupo recebeu uma pílula com 1 grama de ácidos graxos,
outro recebeu 2 gramas
e o terceiro tomou placebo. Além disso, diariamente as voluntárias preenchiam
uma escala de marcadores para descrever a intensidade dos sintomas.
Ao
final do período, todos os grupos tiveram melhora, sem apresentar alteração nos
níveis de colesterol: o primeiro grupo afirmou ter reduzido os sintomas em 64%,
o segundo grupo em 74% e o terceiro, em 16%. "Os primeiros sinais de
melhora surgiram depois de três meses e não houve relato de efeitos
colaterais", afirmou Edilberto Rocha Filho, autor do estudo e
médico-assistente do Departamento de Ginecologia da UFPE.