Sexta-feira, 18 de Março de 2011         11h54        144
Air France é indiciada por homicídio em acidente no voo Rio-Paris de 2009
G1/PCS
Eraldo Peres
 Air France é indiciada por homicídio em acidente no voo Rio-Paris de 2009
   Mais imagens

A Justiça francesa indiciou nesta sexta-feira (18) a companhia aérea Air France por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pelo acidente aéreo ocorrido em 31 de maio de 2009 no voo 447 da empresa que faria o trajeto Rio de Janeiro-Paris. Na quinta (17), a Airbus também foi indiciada pelo mesmo crime. O ato de indiciar significa formalizar a acusação.

Após um interrogatório de menos de uma hora em uma primeira audiência, a companhia aérea, representada pelo diretor geral, Pierre Henri Gourjon, foi indiciada como pessoa jurídica por "homicídio culposo" pela juíza Sylvie Zimmerman.

Airbus
Na quinta-feira, quando a juíza indiciou pelo mesmo delito a construtora aeronáutica europeia Airbus, o presidente da empresa afirmou: "Confirmo que a Airbus foi indiciada. Desaprovamos firmemente a decisão, que consideramos prematura."

Caixas-pretas
Os dois indiciamentos são os primeiros do processo, condicionado à eventual localização das caixas-pretas do Airbus A330 que caiu na costa do Brasil quando voava do Rio a Paris.

A decisão judicial foi anunciada às vésperas do início da quarta operação de busca do Airbus A330 da Air France. Em 20 de março, os especialistas começarão uma quarta fase de buscas em uma zona até agora não explorada de 10 mil quilômetros quadrados para tentar encontrar as caixas-pretas da aeronave.

O Escritório de Investigações e Análises (BEA), organismo responsável pelas investigações técnicas do acidente, considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas acredita que só terá a explicação definitiva da tragédia com a localização das caixas-pretas.

Em 2009, familiares das vítimas - que incluem 72 franceses e 59 brasileiros - entraram com uma ação na justiça francesa para exigir uma investigação do acidente. Ao todo, 228 pessoas morreram.

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 517  

contato