O bebê Júnior César Rodrigues Moreira, que nasceu com 6,8 quilos, morreu na madrugada de sábado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Xavier.
O óbito foi constatado antes da chegada de uma ambulância especial, que o levaria à UTI Neonatal do Hospital de Caridade em Santo Ângelo. A criança apresentou problemas de falta de ar, o que levou o médico Cassius Schetko a buscar auxílio em outro município.
A instituição em Santo Ângelo, porém, não teria aceito que o transporte fosse em ambulância da prefeitura em função da falta de aparelhamento do veículo para o caso. A UTI Móvel mais próxima levava um paciente a Santa Maria.
A causa da morte pode ter sido suposta má-formação cardíaca. Procurada, a direção do hospital não foi localizada. O secretário de Saúde de Porto Xavier, Sérgio Santos, disse que vai cobrar explicações do hospital.