Quarta-feira, 27 de Julho de 2011         15h02        182
PMDB e PSDB duelam pelo controle de prefeituras em Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online/PCS

Embora aliados históricos no plano estadual, PMDB e PSDB devem enfrentar um duelo inédito pelo controle das prefeituras nas eleições de 2012 em Mato Grosso do Sul. 

Os dois grupos políticos devem disputar espaços políticos tanto na capital quanto no interior do Estado, cujo prenúncio de rompimento foi feito a partir do lançamento de candidatura própria à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). 

O presidente regional do PSDB, deputado federal Reinaldo Azambuja, está credenciado pela cúpula tucana a entrar pela primeira vez em reduto controlado pelo PMDB, há mais de duas décadas à frente da prefeitura de Campo Grande. 

Apesar do confronto iminente entre aliados, o PMDB ainda não tem um nome que reúna consenso, já que três pré-candidatos (Edil Albuquerque, Carlos Marun e Paulo Siufi) disputam a preferência da militância do partido por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Sem contar o interesse do governador André Puccinelli (PMDB) em apoiar a candidatura do deputado federal Edson Giroto (PR). 

Seguindo orientação do comando nacional, que determinou candidatura própria nas capitais como forma de fortalecer o partido rumo à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ao Palácio do Planalto em 2014, o PSDB também planeja lançar candidato a prefeito em pelo menos 40 das 78 cidades de Mato Grosso do Sul, conforme atesta o próprio Azambuja. 

Atualmente, os tucanos comandam 13 prefeituras e conta com 97 vereadores, número que o grupo deseja ampliar nas eleições municipais de 2012.

Um dos exemplos nítidos de que a rota de colisão entre peemedebistas e tucanos nas bases eleitorais será inevitável foi o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito e secretário-executivo do diretório regional, Enelvo Felini, à prefeitura de Sidrolândia, cidade vizinha da capital administrada pelo peemedebista Daltro Fiúza. 

Em meados de junho deste ano, o PSDB confirmou candidatura a prefeito na cidade de Ivinhema, administrada por Renato Câmara (PMDB). Nesse caso, Azambuja vê a possibilidade de o PMDB se aliar aos sociais democratas devido ao alinhamento político que já possui com o atual prefeito.

PMDB

Embora ciente de que terá a difícil missão de impedir eventual rompimento no maior colégio eleitoral do Estado, o governador André Puccinelli articula a composição de uma chapa majoritária a fim de manter a hegemonia na Capital. Antes disso, porém, deve manter o diálogo aberto com os aliados na tentativa de mantê-los em seu grupo político. 

No interior, o foco do PMDB é a prefeitura de Dourados, a mais importante do interior, onde o partido embora integre a base de sustentação do prefeito Murilo Zauith, que trocou o DEM pelo PSB recentemente, vislumbra comandar o município. 

Candidato declarado à sucessão do prefeito “neosocialista”, o deputado federal Geraldo Resende divide opiniões no PMDB local com seu colega de Câmara, Marçal Filho, outro potencial candidato ao posto de Zauith, que cumpre ‘mandato tampão’ de dois anos em decorrência da renúncia do prefeito Ari Artuzi (ex-PDT). 

A largada do PMDB deverá ser dada no próximo dia 6 durante mega-encontro regional com pré-candidatos, que ocorrerá em Dourados, na Câmara de Vereadores. 

O encontro deve reunir lideranças políticas e dirigentes dos diretórios de 39 municípios das regiões da Grande Dourados, Conesul, Sudoeste, Vale do Ivinhema e também da fronteira com o Paraguai.

Hoje, o PMDB administra 28 prefeituras, mas a meta é ampliar as bases eleitorais do partido visando à sucessão de André Puccinelli em 2014. 

*Informações do Conjuntura Online

 

  Ana    |   28/07/2011   09h58
    |  
Adoro o senador Aecio Neves. Inteligente e ainda por cima lindo!!!!!!!!!!!!

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 578  

contato