Nesta terça-feira (13), durante todo o dia, aproximadamente mil crianças entre cinco a 12 anos, das escolas da rede pública e particular do município participam do projeto Detranzinho - Cidade Escola de Trânsito do Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
O projeto tem como cenário uma mini cidade com banco, hospital, lojas, praças, lanchonete, ruas sinalizadas por onde circulam mini carros, mini motos, bicicletas e pedestres, e tem como objetivo, ensinar as crianças sobre o comportamento correto no trânsito e noções de sinalização através de atividades lúdico pedagógicas.
O trajeto pela mini cidade é feito com um mini bugge e as crianças são acompanhadas por instrutores que repassam todas as informações sobre a sinalização e o comportamento correto no trânsito.
As atividades com os jogos lúdicos pedagógicos são através de brincadeiras como “amarelinha da sinalização”, onde as crianças pulam em cima de um tablado montado com placas de trânsito e aprendem suas respectivas funções, assim como também a brincadeira do “semáforo”, que trabalha a função das três cores que compõem os semáforos.
Dutante a tarde, aconteceu na escola Julieta Mota dos Santos, Funlec Coxim, o Encontro Pedagógico, que tem como objetivo capacitar professores de educação física e coordenadores da rede de ensino, voltado para a educação no trânsito e projetos futuros que o Detran irá desenvolver na região.
Hoje a noite, à partir das 19 horas no auditório da UEMS/Coxim (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), acontece o Fórum Ampliado, que pretende reunir diversos segmentos da sociedade para discutir a situação do trânsito em Coxim levantando problemas e propondo soluções com responsabilidade compartilhada.
De acordo com Ruberval Cunha, gestor de educação e segurança para o trânsito, o Detran mobiliza a sociedade como um todo onde cada um diz o que precisa ser feito e como pode colaborar nesse processo de melhoria para um trânsito com paz, respeito e ética. “É reunindo esforços conjuntos que podemos diminuir os problemas do transito”, explica Cunha.
Também como parte da Semana Nacional do Transito, a PM realiza uma Campanha Educativa distribuindo panfletos voltados para motoristas, ciclistas e pedestres observando a responsabilidade de cada um.
O encerramento da Campanha será na sexta-feira (16) com uma grande carreata com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviário Federal e da Prefeitura Municipal de Coxim representada pela secretaria de educação e secretaria de saúde.