Quinta-feira, 13 de Outubro de 2011         14h31        127
Falta de medicamento põe em risco vida de quem fez transplante de rim
CGNews/LD

“Esse remédio é a nossa vida. Sem ele, ou volta para máquina ou vai para o túmulo”. A afirmação da presidente da Recromasul (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), Maura Jorge da Silva, é sobre a falta de medicamentos, que põe em risco a vida dos que renasceram após um transplante de rim.

“Faz duas semanas que estão faltando ciclosporina e alfaepoetina”, relata. Os medicamentos são distribuídos na Casa de Saúde. O primeiro evita a rejeição ao órgão transplantando e deve ser tomado todos os dias.

Já o segundo é para combate a anemia, sendo necessário tanto para os renais crônicos quanto para os transplantados. “Temos que tomar vários remédios para controlar a rejeição. Se falta um, os outros não fazem o mesmo efeito. Vai diminuindo o funcionamento do rim até a rejeição”, explica Maura.

De acordo com ela, não há previsão de quando os medicamentos voltarão a ser distribuídos. “E são muito caros, o paciente não tem condições de se manter”, enfatiza.

Na última semana, cinco pessoas recorreram à farmacinha da associação, formada por doações. “Temos três caixinhas, não vai durar muito tempo. Não sei mais o que fazer”, lamenta.

Conforme Maura, a compra do medicamento já é acompanhada pelo MPE (Ministério Público Estadual), devido à constante falta de remédios vitais para os transplantados. Na Casa de Saúde, a informação aos usuários é de que ainda não há data para chegada do medicamento.

A reportagem entrou em contato com a Casa de Saúde e a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e aguarda resposta sobre a falta de medicamento.

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 89  

contato