Segunda-feira, 14 de Novembro de 2011         11h25        69
Incidência de diabetes aumenta, gastos com saúde permanecem baixos
Da Redação/SF

O Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta segunda-feira (14), marca o lançamento da quinta edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes).

Novos dados indicam que o número de pessoas com diabetes deve passar de 366 milhões em 2011 para 552 milhões até 2030. Nas Américas do Sul e Central 25,1 milhões de pessoas vivem com diabetes. Devido à constante urbanização e à mudança na idade da população, o número deve aumentar cerca de 60% até 2030. Apesar disso, a região continua a gastar apenas USD 20,8 bilhões, 4,5% dos gastos globais com diabetes.

O Brasil tem o maior número de pessoas que vivem com diabetes, 12,4 milhões, seguido da Colômbia, Venezuela e Argentina. A IDF também estima que 11,2 pessoas da região permanecem não diagnosticadas.

"Estamos muito preocupados com o aumento do número de casos de diabetes na região", disse Manuel Vera Gonzalez, dirigente da IDF na região das Américas do Sul e Central.

"Como esses números devem aumentar até 2030, temos que fazer com que os governos ajam já e pensem como os sistemas de saúde podem se preparar para lidar com o choque esta epidemia e, ao mesmo tempo, encontrar maneiras de prevenir a ocorrência de novos casos se possível", alerta.

Os dados regionais refletem o aumento chocante do diabetes em todo o mundo. "Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos perdendo a batalha contra esta enfermidade cruel e mortal", disse Jean Claude Mbanya, presidente da International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes).

"Queremos que o Dia Mundial do Diabetes em 2011 volte a atenção do público para estes fatos alarmantes sobre o diabetes no mundo. Exigimos que o público e os líderes do mundo ajam contra o diabetes já", aponta.

A divulgação destes dados é a sequência do encontro em setembro de 193 Chefes de Estados e do governo na ONU em Nova York para um acordo sobre uma Declaração Política sobre Non-Communicable Diseases (NCDs - Doenças Não Transmissíveis), incluindo o diabetes.
International Diabetes Federation (IDF)

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países. Ela representa os interesses de um número cada vez maior de pessoas com diabetes e com risco de contrair diabetes. A Federation tem liderado a comunidade global de diabetes desde 1950.

A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura do diabetes em todo o mundo. www.idf.org

Para mais informação sobre a quinta edição do Atlas do Diabetes e estatísticas por país, visite: www.idf.org/diabetesatlas/

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 72  

contato