Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011         11h36        231
Educação divulga resolução sobre o regime escolar do ensino fundamental e médio
Da Redação/AQ

A Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou nesta terça-feira (04), no Diário Oficial do Estado (DOE), a resolução n.º 2.496, de 12 de dezembro de 2011 que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar e o ensino fundamental e do ensino médio, nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2012.

A resolução compreende todos os assuntos que compreende o regime escolar do ensino Fundamental e Médio, tais como: Organização do Ensino Fundamental; Organização do Ensino Médio e do Regime Escolar – Princípios Gerais, Matrícula Inicial, Matrícula por Transferência, Transferência, Freqüência, Aproveitamento de Estudos, Adaptação Curricular, Classificação, Aceleração de Estudos, Avanço Escolar, Avaliação, Recuperação, Apuração do Rendimento Escolar, Exame Final, Promoção, Organização da Vida Escolar e Lotação de Professores; e do Sistema Informatizado de Matriculas e do Sistema de Gestão de Dados Escolares – Sistema Informatizado de Matrículas, Vagas, Inscrições, Designação, Matrículas, Sistema de gestão de Dados Escolares (SGDE), Disposições Transitórias Ensino Noturno e Disposições Finais.

Ensino Fundamental           

O currículo do ensino fundamental, organizado em anos e com a duração de nove anos, abrange a população na faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade. O ensino fundamental estrutura-se: anos iniciais com cinco anos de duração, atendendo à faixa etária de seis a dez anos e anos finais com quatro anos de duração, atendendo à faixa etária de onze a quatorze anos. O 1º e o 2º ano são destinados à sistematização da alfabetização. A carga horária anual é de 800 horas para os anos iniciais e de 834 horas para os anos finais.

A resolução n.º 2.496/2011 na íntegra pode ser consultada na página 23 do DOE desta terça-feira (13).

Ensino Médio            

O currículo do ensino médio é pautado em princípios, fundamentados e procedimentos observados na proposta e na organização pedagógica, e curricular que contribui para a promoção do cidadão, por meio da educação articulada com o mundo do trabalho; prática social; preparação para o exercício da cidadania e preparação básica para o trabalho.

A organização curricular do ensino médio é estruturada em três áreas de conhecimento, são elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - área que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Educação Física; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – que compreende as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática; Ciências Humanas e suas Tecnologias – que inclui as disciplinas de História; Geografia, Sociologia e Filosofia.

De acordo com a resolução n.º 2.496/2011 em relação às Línguas Estrangeiras, uma deve ser de freqüência obrigatória pelo estudante. A resolução traz ainda o quantitativo de alunos por turma. As classes do ensino fundamental e médio devem ser constituídas com o mínimo de 25 alunos. Já o número máximo de estudantes permitido por turma se distinguem, tendo como regra a seguir: Ensino Fundamental: 1º e 2º ano - 28 alunos; 3º ano - 32 alunos; 4º e 5º ano - 35 alunos; 6º ao 9º ano - 38 estudantes e Ensino Médio - 40 alunos.

No ensino médio noturno, o quantitativo máximo por turma no ensino fundamental e no médio é de 45 estudantes. Nova turma de um mesmo ano só será prevista e formada quando a classe anterior contar com o número máximo de alunos. 

A resolução entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012.

 

  claudio  vendedor  |   14/12/2011   12h19
  coxim  |   claudio_coxim@hotmai.com.brl
A secretaria de educção tem que rever em questao aos professores que alguns não sao todos, tem que se especializar mais, porque tem professires que so enrrolam e so querem saber do pagamento no final do mes, tenho duas filhas e estou preoculpado porque elas me disseram que tem professores que não da esplicação do conteudo e ainda fica bravas, dissendo voces tem que a aprender a ir atraz da coisa se querem saber. tem professores que não muda seu planejamento todo os anos a mesmo coisa o mesmo planejamento, isso demostra a falta de interese por parte do profissionais que ali estao com a educação. tem professores que estacionaram so fizeram uma licenciatura e por ai ficaram estacionado. a secretaria de educação poderia fazer uma avaliação anual desses profissionais para saber o grau de conhecimento. para assim contrata-los.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 547  

contato