Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011         18h46        1381
Lei da Palmada é aprovada na Câmara
IG/AQ
Beto Oliveira
 <b>Lei da Palmada é aprovada na Câmara
Autora do novo texto da Lei da Palmada, deputada Teresa Surita
   Mais imagens

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14), o projeto de lei que proíbe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes, popularmente conhecida como Lei da Palmada. A aprovação ocorreu na comissão criada especialmente para discutir o assunto, mas como tem caráter conclusivo, o projeto seguirá para a tramitação e votação no Senado, exceto se houver recurso para que seja apreciado pelo Plenário da Câmara.

Relatado pela deputada Teresa Surita (PMDB-RR), o projeto prevê que pais que maltratarem os filhos sejam encaminhados a programa oficial de proteção à família e a cursos de orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A criança que sofrer a agressão deverá ser encaminhada a tratamento especializado.

Para aprovar a medida, a relatora concordou em alterar seu parecer e substituir a expressão "castigo corporal" por "castigo físico". Parlamentares da bancada evangélica impediram a votação do projeto nesta terça-feira por defenderem a substituição da expressão "castigo corporal" por "agressão física". O objetivo seria evitar a ideia de que a lei proibiria qualquer tipo de punição ou de limites a meninos e meninas.

A troca do termo por "agressão física" gerou críticas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e de movimentos sociais que apoiavam o texto original, com "castigo corporal". Mas no fim da tarde de ontem, houve um acordo para que fosse incluída a expressão "castigo físico" em vez de "agressão física".

De acordo com a deputada Liliam Sá (PR-RJ), a bancada evangélica entendeu que a expressão “castigo corporal” interferia na educação dos filhos. “Então chegamos a um acordo e trouxemos para discussão. A bancada escolheu a expressão agressão física, mas isso descaracteriza o projeto, porque nem sempre um castigo físico que a criança sofre é uma agressão física", afirmou.

A presidente da comissão, deputada Erika Kokay (PT-DF), defendeu o texto original, argumentando que ele não fere a autoridade da família, como pensavam os evangélicos. “Não há na comissão qualquer tipo de dúvida ou qualquer polêmica acerca do sentido do conteúdo do projeto”, disse.

Crítica

A coordenadora do Projeto Proteger, na Bahia, Eleonora Ramos, criticou a proposta de mudança no texto original. “O movimento social não se interessa por um projeto que não muda nada. Com o termo agressão em vez de castigo, nós estamos repetindo o Código Penal e o Estatuto. A agressão a uma criança ou adulto já é proibida por lei”, salientou.

Teresa Surita ressaltou que as expressões são muito próximas, mas para atender a expectativa de algumas pessoas ela usou no substitutivo a expressão “castigo físico”. “Quando se fala castigo físico fica mais pedagógico”, disse.

Opiniões

Ao longo do ano, o Delas ouviu especialistas e mães para esclarecer o assunto. Embora o tapa na bunda seja prática comum, não é a única maneira de impor limites a uma criança. Por isso, a maioria dos psicólogos e pedagogos defende a punição dos pais que batem nos filhos.

Mas nem todos concordam. Para a terapeuta infantil Denise Dias, as crianças estão "precisando de tapa na bunda".

Já o psicólogo e terapeuta familiar Carlos Zuma acredita na validade do debate em torno da lei - mas nunca na validade da palmada. "Mesmo em último caso, a violência não é válida", defende.

Ouvimos também mães que usaram, ou não, as palmadas ao criar os filhos. Audrey de Almeida, 44, apanhou quando pequena e bateu no primogênito. Até que um dia se deu conta de que a técnica não surtia mais efeito. As três filhas seguintes receberam limites sem apanhar.

Márcia Muccini, 52, criou duas filhas sem erguer a mão. A firmeza e as punições eram diferentes: quando faziam algo errado, "dávamos um gelo nelas".

Sandra Panazzolo e Débora Rodrigues não acreditam que a única solução seja a palmada, mas empregaram o método com os filhos e não se arrependem. "Eu acabei usando as palmadas muitas vezes por ficar muito nervosa mesmo, por incompetência minha", conta Débora.

"Não sou a favor do espancamento de uma criança, mas uma palmadinha em um momento certo, no lugar certo, que é o bumbum, só ajuda para a educação delas", acredita Sandra.

Em meio à discussão no Brasil, um caso nos Estados Unidos ganhou projeção. A filha de um juiz postou um vídeo no Youtube em que aparece sendo espancada pelo pai. A notícia levou à reflexão: quando a "palmadinha" passa dos limites? Um pai de cabeça quente é capaz de enxergar esta linha?

Outros métodos para impor limites são conhecidos, como o castigo não-violento e a técnica defendida por Diane Levy, psicóloga e autora neozelandesa com 30 anos de prática em consultório. 

  22 Comentários

  lu    |   22/12/2011   10h26
  coxim  |  
sou contra qualquer tipo de espancamento! mais umas palmadas nao Mata ninguem. as criancas que nao tem respeito aos pai, nao tem respeito em lugar nenhum. antigamente os filhos tinham respeito com os pais. hoje nem querem saber. educados pelos pais nao pode, mais pela policia sim. PAIS nao deixem de educar seus filhos. para que amanha nao possam ver eles na cadeia o nas drogas.

  MANÉ    |   20/12/2011   15h28
  coxim  |  
OLHEM DE ONDE VEM O MARGINALISMO.SE EU MANDAR MEU FILHO SENTAR NA CADEIRA DO PENSAMENTO ESSE SERÁ UM CASTIGO FISICO PORQUE A CRIANÇA ESTA SENDO OBRIGADA A FICAR NUM LUGAR ONDE ELA JAMAIS QUIS FICAR OU SEJA ESSE É UM CASTIGO FISICO.AGORA EU PERGUNTO QUAL CASTIGO POSSO DAR AOS MEUS FILHOS QUE NÃO PODEM SER ENQUADRADOS COMO FISICO.MANDA ESSA TRANQUEIRA AI ESPLICAR-SE MELHOR.

  coração coxinense  comerciante  |   20/12/2011   12h51
  campo grande ms  |  
levei palmadas dos meus pais e não acho ruim, porque hoje para vc achar uma criança educada é dificil, e a culpa é dos pais que não sabe educar e agora com essa agora que vai ficar dificil. sou uma mulher digna graças a meus pais que me educaram,e eu soube passar isso para meus filhos.

  pai  taxista  |   18/12/2011   07h36
    |  
vai procurar o que fazer deputada,eu apanhei quando era criança e nunca morri e dou graças a deus que os meus pais me educaram. agente que e pai não pode bater para educar mas quando for amanhã a policia ta batendo e espancando

  Indignada com os governantes.   func. público  |   16/12/2011   11h55
    |  
Eu vi vários atores e atrizes, empresários entre outros deste nível dando suas opiniões na tv. Eles são completamente contra colocar se quer a mão nos filhos a não ser para colo e carinho. Assim eu também acho fácil. Todos eles são ricos, milhonãrios, mal veem seus filho e quando ficam com eles a babá está junto, e é dia e noite com babá. Quem aguenta as malcriações destes são as pobres empregadas. A maioria quando cresce sabemos que são drogados e que cometem todos os tipos de infrações, desde rachas à outros. Acho que deveria haver uma lei que fortalecesse o que já era de ser o normal do ser humano: que os pais que tivessem filhos deveriam os criar (e criar bem). Isto também compromete a cultura educacional de cada família que tem a liberdade de educar seus filhos de acordo com seus princípios. Sou educadora, psicopedagoga e mãe. Amo incondicionalmente meus filhos e contra totalmente a agressão e espancamento, mais corrijo meus filhos pois quero que se tornem homens de bem e que conduzam suas famílias o mais nobre possível. Daqui a algum tempo não haverá que queira trabalhar com educação e área de humanas pela dificuldade e o risco que correm. Ou será que vão fazer uma lei em que professores ganhem adicional por periculosidade no trabalho? Abraços aos companheiros leitores.

  joão  estudante  |   16/12/2011   10h08
    |  
agora é so o que faltava mesmo esses politicos não tem o que fazer e ficam discutido assuntos que não tem nada a ver, acabem com a falta de recurso da saude da educação da falta de emprego no Brasil...

  SOU FELIZ COM JESUS    |   16/12/2011   00h35
  COXIM-MS  |  
UM DIA DEPUTADA Q VC SAIR DE SUA CASA E DEPARAR COM UM ELEMENTO SURPRESA E TIRAR A VIDA DE QUEM VC AMA DAI VC VAI SABER O VALOR DAS PALMADINHAS EDUCAÇÃO TEM HORA Q TEM Q SER MEIA DURA

  samuel torneiro   torneiro mecanico  |   15/12/2011   21h18
  coxim ms   |  
Para dep. acho q nunca teve filho ;Teresa a respoponsabilidade sao dos pais qdo acontese alguns delitos dos filhos nao e obrigaçao do estado corigir e sim da familia me desculpe pela suas palmadas, mas se for preciso eu pai do meus filho dou uns tapa na cara ; so asim pósso educar meus filho para a sossiedade vsa. exa. cuide dos seus q os pais cuida dos deles pesso para q o senador Delcidio MS. olhe para os pais que querem um brasil melhor SO` os pais conhece os filho q tem e nao voce mae teresa dep. federal pesso ao ediçao q seja publicada abraços a todos e um feliz natal com paz e alegria no coraçao.

  Cotonett    |   15/12/2011   18h12
  Alcinópolis  |  
Aqueles que se sentem bem por ter levados uma palmadas , ótimo. Muitos adolescentes infratores tem histórico de surras e espancamentos, muitas crianças são vítima diariamente de violencia doméstica, sem contar o abuso sexual, a lei é sim pra proteger as crianças desses pais que não sabem limitar somente a palmada. Devemos denunciar sim aqueles que agridem sem controle as crianças.

  Juliana    |   15/12/2011   14h38
  Londres  |   julianapompeo@hotmail.com
Concordo q haja punicao p crueldade contra crianca, mas uma palmadinha nunca fez mal algum e tanto eu qto os autores da tal lei receberam e nem por isso ninguem morreu ou sofreu trauma profundo, agora eu adoraria saber s haverá alguma punicao p policial q der cacetada em guri na rua ou na cadeia depois d aprontar por justamente ter faltado as tal palmadas em casa dos Pais qdo foi necessário.

  AHF    |   15/12/2011   14h30
  SP  |   harabara@uol.com.br
O Estado não exerce o que lhe é de competência, então porque quer educar os os meus filhos? E quantos filhos - bem educados - têm esses deputados que se alçam a "educadores da família alheia"? Para espacamento já existe lei e para educação dos filhos a lei e responsabilidade natural que não pode ser usurpada por um Estado incompetente e corrupto. Vá cuidar dos seus filhos ....Dos meus cuido eu, com lei ou sem ela, pois sei muito bem como as palmadas que fizeram pessoa de caráter!

  Anônimo  funcionario público  |   15/12/2011   14h01
    |   palmadasim@hotmail.com
Essa Teresa Surita deve ter apanhado muito quando pequena...dai acha q todos os pais fazem o mesmo...é p acabar!!!

  backbird    |   15/12/2011   11h38
    |  
Senhores deputados, desculpem por minha arrogância, mas os senhores poderiam dar prioridade a uma causa que fosse em prol realmente da educação de nossas crianças, como por exemplo: equipar melhor as escolas, dar melhores salários aos professores, que estes sim fazem parte da educação, criarem mais escolas e uma infinidade de prioridades, senhores e lhes peço por mais uma vez façam jus ao salários e subsídios que vocês recebem não sejam corruptos, pensem em seus descendentes eles também serão beneficiados. Obrigado...

  PAI MESMO  ASSALARIADO DE OLHO NUMA VAGA NA CAMARA MUNICIPAL  |   15/12/2011   11h21
    |  
OS PAIS NÃO PODEM EDUCAR SEUS FILHOS (educar não é espaNcar), O ECA NÃO CUMPRE COM SUAS FUNÇÕES DE FATO, SÓ ATRAPALHA AS FAMILIAS, ENTÃO VAI SOBRAR PARA A POLICIA, PQ ENTÃO OS PAIS NÃO PODEM DAR NENHUMA PALMADA EM SEUS FILHOS E A POLICIA PODE ESPANCAR POR ALGUM DELITO CAUSADO EFETIVAMENTE POR FALTA DE PALMADAS NA INFANCIA ??? SINTO MUITO SENHORES PENSADORES HIPOCRITAS DOS MEUS FILHOS CUIDO EU, EU QUE DOU COMIDA, ROUPA, CALÇADOS, REMEDIOS E PRINCIPALMENTE EDUCAÇÃO, NÃO PODEMOS SEGUIR COM ESSA DEMAGOGIA.

  BTG  consultor  |   15/12/2011   11h20
  S Paulo  |   thomasrachel@ig.com.br
Dou tapa se eu assim decidir, qualquer que seja a lei. Eu educo meus filhos, não o governo. Quero saber quantos filhos tem a Teresa Surita e todas as outras pessoas que não acreditam nas palmadas, e quero saber como estão. Palmada não é porrada.

  Cidade    |   15/12/2011   10h27
    |  
concordo plenamente com o CidadaoCoxinense.

  lu    |   15/12/2011   10h13
    |  
o nem se conpara com antigamente e agora ne esse povo esta ficando tudo loco agora so faltava essa nem educar seus filhos nao pode agora que a bandidagem vai chegar entao.esse povo que inventou essa lei nao tem o que fazer.

  Walter     |   15/12/2011   09h44
    |  
Do que adianta aprovar leis que tornam os pais criminosos, os parlamentares cada vez mais pensam menos, pois a metodologia do castigo físico é desde o surgimento do homem. Então para se mudar isso tem que educar a família e não reprimir. E observem que desde o surgimento do ECA, o quanto de crianças infratoras tem surgido, pois criminalizaram os pais, e aumentaram o numero de bandidos infantis.

  "PRA CABA"    |   15/12/2011   09h36
    |  
parabéns ao comentário de "Geração de Livres".... basta olhar um pouco mais pra geração de jovens de hoje... e dou graças a Deus pq minha mae soube me dar umas boas palmadas... na época eu nao gostava.. lógico... mais hj sei o quanto foi importante... quantos foram criados "largados" muitos estão presos.. com vidas destruídas e outros até sem vida... nao apanharam em casa quando necessário... ae agora apanham da polícia na rua... BANDO DE DEPUTADO ATOA QUE CRIA FILHO Q NEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO... DA ESCOLA PRA CASA, CONDOMÍNIOS CHEIOS DE SEGURANÇA, SÓ SABEM BRINCAR DE VIDEO-GAME... VICIADOS EM INTERNET... E ACREDITAM Q A REALIDADE DO BRASIL É ESSA... bate na bundinha do menino não... dexa ele crescer... sem medo de nada... conhecer oq o mundão tem pra ele... sem medo de nada... sem medo de pai... de mãe... sem respeito ... ae vc nao bate na hora que precisa... hora que ele precisar vai bater em vc se for necessário!!! É O FIM DOS TEMPOS MESMO....

  Filhaa    |   15/12/2011   09h15
    |  
Eu cresci levando umas palmadas dos meus pais, e é lógico, enquanto criança achava o cúmulo o que eles faziam. Mas hj com apenas 19 anos, eu agradeço a eles pelas broncas, palmadas e castigos que me fizeram, pq talvez se não tivessem me corrigido eu não estaria onde estou hj. E sim por ai como muitas pessoas.. Se prostituindo, traficando e drogando. Pq como o mundo esta hj é bem mais fácil ter 10 pessoas para te levar p o mau caminho do que 1 para te incentivar do que é certo e errado. É por isso que atualmente temos uma demanda muito grade de crianças e jovens na perdição, pq os pais não "podem" mais educar seus filhos e sim devem educar como o "governo manda". É bem simples saber pq o governo apoia essas leis, ELES QUEREM MAIS BANDIDOS POR AI DO QUE CIDADÃOS DE BEM. Sabe pq?? Os bandidos geram mais lucros para o governo do que nós cidadãos de bem!

  Geração de Livres  Qualidade  |   15/12/2011   06h51
  Coxim  |  
Em Efésios 6:1-4, Paulo diz: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai_os na disciplina e na admoestação do Senhor." Os filhos precisam se sujeitar aos pais, sendo obedientes a eles. Os pais, também, servem aos filhos, criando-os e corrigindo-os com amor.Diante disso cabe aos pais buscar mais na Palavra de Deus como educar seus filhos, pois sera uma educação a base do Amor e não na violencia. O dialogo é tudo, contudo o uso da vara usada sem ira pode ser benefica, pois se buscarmos a educação da geração anterior a nossa, perceberemos que a vara era usada, os filhos respeitavam mais os pais, nem por isso se tornaram pessoas revoltadas, pelo contrário hoje agradecem a educação recebida.

  CidadaoCoxinense    |   14/12/2011   20h59
    |  
Agora serão os psicologos quem educarão os nossos filhos? Sou contra qualquer tipo de espancamento, seja de crianças, adolescente, jovem, adulto ou idoso, mas há um abismo muito grande entre "castigo físico" e "agressão física"....

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Edição de Notícias. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Edição de Notícias poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Nome Profissão
E-Mail Localidade
Comentário

 
 
 
   voltar  imprimir  indicar para amigo
 
 
 
 
 
 
PARCEIROS
 
 
 
 
 
 
 
  Acidentes   Artigo   Brasil   Brasil 2014   Cidades   Ciência e Saúde
  Coxim   Cultura   Economia   Educação   Eleições 2012   Emprego e Concursos
  Enquete   Esportes   Feriadão   Geral   Internauta Repórter   Mundo
  Olimpíadas 2012   Polícia   Política   Tecnologia   Turismo   Veículos

2007-2012 edicaoms.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade. 462  

contato