Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024
Polícia
14/03/2024 07:47:00
Equipe da DAM visita vítimas de violência doméstica em Rio Negro

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação PC

Uma equipe da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Coxim, realizou visitas a vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência na manhã da última terça-feira (12), em Rio Negro.

A ação fez parte da Operação Átria. As vítimas foram orientadas sobre seus direitos, questionadas sobre eventual descumprimento de medidas protetivas de urgência e informadas sobre os diversos canais de denúncia disponíveis.

O foco é na busca de suspeitos de feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking), descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

HISTÓRICO - Em 2023, a Átria apurou 17.480 denúncias nos diversos canais - municipais, estaduais e federais - e lavrou 6.702 prisões em flagrante. O número de mandados judiciais de prisão cumpridos chegou a 2.639 e a quantidade de medidas protetivas de urgência solicitadas no período foi de 37.965. Ao todo, as diligências relativas à operação ocorreram em 3.463 municípios, nas 27 unidades da Federação.

180 - Boa parte das denúncias da Operação Átria são realizadas através da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. O serviço público e gratuito, coordenado pelo Ministério das Mulheres, orienta sobre os direitos das mulheres e sobre os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência em todo o Brasil, além de analisar e encaminhar denúncias para os órgãos competentes.

DENÚNCIA - As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, que atende todo o território nacional, 24 horas por dia. Em caso de urgência, os números 197, da Polícia Civil, e 190, da Polícia Militar, também atendem ocorrências de violência contra a mulher 24 horas por dia. Outro canal disponibilizado pelo Ministério das Mulheres é pelo Whatsapp, pelo número (61) 9610 0180.

*Com informações do site GOV.BR

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias