Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Polícia
17/07/2018 09:47:00
Ferida, anta é capturada pela PMA após aparecer em rancho de Coxim

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação

Uma anta foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na manhã desta segunda-feira (16) em um rancho de Coxim.

Segundo informações repassadas a nossa reportagem, os policiais foram acionados pelo proprietário do rancho. Ele contou que o animal apareceu em sua propriedade e que o mesmo estava ferido.

Quando os policiais chegaram ao local, constataram que a anta apresentava lesões nas patas e na paleta traseira e estava bastante debilitada.

O animal foi capturado e encaminhado ao CRAS de Campo Grande para os procedimentos cabíveis.

Tapirus terrestris

A anta-brasileira ou simplesmente anta (nome científico: Tapirus terrestris), também conhecida por tapir, é um mamífero perissodáctilo da família Tapiridae e gênero Tapirus. Ocorre desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina, em áreas abertas ou florestas próximas a cursos d'água, com abundância de palmeiras.

É o maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul, tendo até 300 kg de peso e 242 cm de comprimento. Se diferencia das outras espécies do gênero Tapirus por possuir uma crista sagital proeminente e uma crina. Apresenta uma probóscide, que é usada para coletar alimento.

É o último animal da megafauna na Amazônia e possui uma dieta frugívora, e tem um papel importante na dispersão de sementes, principalmente de palmeiras. Seus predadores são grandes felinos como a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor).

É um animal solitário e vive em territórios de 5 km² de área, em média. A anta tem reprodução lenta, com uma gestação que pode durar mais de 400 dias e parem apenas um filhote por vez, que pesa entre 3,2 e 5,8 kg. Podem viver até 35 anos de idade.

*Com informações Wikipédia

Foto: Divulgação
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias