Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Polícia
30/06/2015 09:00:00
Pecuarista registra boletim de ocorrência contra usina em Costa Rica
Foto: Edição de Notícias/Arquivo

O pecuarista G.C.P., de 35 anos, procurou a Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica na manhã desta segunda-feira (29) e registrou um boletim de ocorrência contra uma Usina de Etanol da região por causa da proliferação de mosca do estábulo ou mosca da vinhaça em sua propriedade.

De acordo com o boletim de ocorrência, o pecuarista relatou que é criador de gado de corte, bem como de outros animais de valor econômico, e que há cerca de trinta dias passou a ocorrer proliferação de moscas na sua propriedade, localizada entre Costa Rica e Figueirão. Ele alega que os insetos têm atingido sua criação.

Conforme o pecuarista, antes da instalação da usina de etanol na região, a incidência da praga ainda não havia sido registrada na cidade. Ele acredita que a proliferação das moscas ocorre em virtude do derramamento da vinhaça na palha de cana.

O caso foi registrado como difusão de doença ou praga.

Outros casos

No final da semana passada, outros proprietários rurais também procuraram a Delegacia de Polícia Civil do município pelo mesmo motivo e registraram boletins de ocorrência contra a usina.

A preocupação dos pecuaristas é porque a praga gera prejuízos econômicos nas cadeias produtivas da pecuária bovina e sucroalcooleira. Essas moscas têm como hospedeiros a maioria dos animais e a picada é dolorosa.

Os insetos são atraídos por restos alimentares e pela vinhaça. Os ovos podem criar-se em palhas e restos de culturas, que permanecem no campo por algum tempo, principalmente se estes materiais estiverem fermentados ou umedecidos com urina e fezes de animais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias