Terça-Feira, 17 de Junho de 2025
Polícia
10/02/2023 15:26:00
Procon de Coxim orienta consumidores sobre golpe do falso boleto bancário

Luma Danielle Centurion

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Foto: Divulgação

O Procon de Coxim tem atendido casos de pessoas que foram vítimas do golpe do falso boleto bancário e, para proteger os consumidores contra as práticas criminosas que envolvem esse tipo de falsificação, o órgão traz algumas orientações que ajudam a evitar esse tipo de fraude.

O órgão orienta que antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido.

A dica vale tanto para os boletos impressos por meio da internet quanto para os que chegam à residência pelos Correios. O beneficiário sempre deve ser a empresa com a qual o consumidor possui o débito e nunca uma pessoa física.

Também é fundamental conferir se os três primeiros números do boleto correspondem ao código do banco emissor. Se não baterem, não faça o pagamento e procure o fornecedor. É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio do link https://portal.febraban.org.br

Uma característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração. Vale lembra também que ao efetuar pagamento por PIX, sempre confira atentamente os dados do favorecido antes de efetivar a transação financeira.

Em caso de adulteração e fraude em boletos bancários, a pessoa lesada deve registrar o boletim de ocorrência e procurar as vias judiciais.

O consumidor que procura atendimento presencial pode comparecer ao departamento localizado à Rua João Pessoa, 435, Centro. Mais informações podem ser obtidas também via WhatsApp (67 996032882).

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